Stock Car – A Stock e as possíveis via de evolução

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020 às 18:45

Stock Car – Nelsinho Piquet

Colaboração: Fabrício Moreira Cerri

A Stock Car é, de longe, a maior categoria de automobilismo no Brasil possuindo grande destaque dentro da América Latina. A competitividade é um dos maiores trunfos da categoria, dada a quantidade de pilotos que vencem corridas e as possibilidades de cada prova e a diferença entre os carros.

A entrada de uma nova montadora, no caso a Toyota, fortalece ainda mais a categoria, novos patrocinadores, maior visibilidade e a vinda de novos pilotos. A nível de comparação a Super TC 2000 possui inúmeras fábricas participando.

Assim como na Fórmula Indy, a competição entre montadoras cria uma disputa a parte que favorece a “marca” e cria um campeonato à parte.

A incursão da Toyota Gazoo no campeonato nacional e uma possível “guerra” entre as montadoras (no caso a única concorrente em 2020 é a Chevrolet) pode colocar em outro patamar a Stock Car, assim como a vinda de outras montadoras, e quem sabe uma outra fornecedora de pneus, colabora para o desenvolvimento tecnológico dela.

As equipes que estarão com a montadora japonesa são a Full Time, RCM e A. Mattheis/Ipiranga as quais colaboraram no desenvolvimento do motor, sendo este fato um dos principais desafios no ano de estreia.

Um ponto importante, e que deve ser lembrado, é a íntima ligação entre a TCR e o piloto espanhol Fernando Alonso, o qual também já foi convidado por Rubens Barrichello para correr na corrida de duplas no autódromo de Goiânia no dia 29 de março. A presença deste seria uma jogada de marketing muito importante chamando a atenção do mundo todo, dada a visibilidade do príncipe das Astúrias. De qualquer maneira que seja a entrada da Toyota é um passo importante para a Stock Car e para a consolidação desta em um cenário mundial.

Outro ponto interessante neste ano é o calendário da categoria é a realização de provas em conjunto com a Copa Truck, com ambas compartilhando a pista do Autódromo José Carlos Pace nos dias 31 de maio e 13 de dezembro. A união tem tudo para ser marcante para os fãs de automobilismo, havendo sucesso neste formato, ele poderia vir a ser adotado em mais ocasiões. Além das datas já citadas, a Stock Car também correrá em Interlagos no dia 23 de agosto para a Corrida do Milhão, etapa na qual também podemos ter algumas participações de pilotos convidados. Um direcionamento que poderia ser adotado pela organização é este fato, e com que mais equipes viessem a correr com carros extras nesta etapa, assim como ocorre nas 500 milhas de Indianapolis.

E por falar no circuito oval americano, outra ideia que poderíamos copiar dos norte americanos é justamente a realização de provas nestes locais. Na corrida do milhão de 2018 o anel externo de Goiânia foi utilizado resultando em uma prova um tanto quanto emocionante, esta experiência devia ser repetida outras vezes, visto que outros circuitos também podem ter seus traçados modificados para atender este objetivo.

As cidades de Londrina (PR) e Goiânia (GO) recebem duas etapas cada, dado os grandes públicos obtidos nos últimos anos. Já foi levantado pela imprensa especializada a possibilidade de ocorrer uma etapa noturna no autódromo paranaense, uma vez que essa já possui iluminação para provas de arrancadas e por ser um circuito mais compacto que os demais os custos para iluminar seriam reduzidos. Apesar de esta assunto não ser mais comentado é uma boa opção visando o crescimento da Stock.

As outras etapas são realizadas no Velopark (RS), Campo Grande (MS), Velo Città (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Cascavel (RS). A categoria distribui-se basicamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. A realização de provas em outras regiões é algo importante para promover a nacionalização desta, entretanto, os custos operacionais e de deslocamento são entraves para essa movimentação. As provas em circuitos de rua também são atrativos consideráveis e que agregariam a evolução da categoria.
A Stock vem em evolução constante, todavia, o equilíbrio marcante da categoria pode não segurar o público, e novas atrações devem ser pensadas e possivelmente introduzidas.

Fabrício Moreira Cerri
Iacanga SP

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.