F3 – Problema nos freios prejudica Rafael Suzuki nos treinos em Macau

sexta-feira, 19 de novembro de 2010 às 16:59
A edição 2010 do GP de Macau de Fórmula 3 está próxima de sua fase decisiva. Na quinta e na sexta-feira, os 30 pilotos da categoria tiveram dois treinos livres e a primeira tomada de tempos do final de semana. Três sessões que, para o brasileiro Rafael Suzuki, foram marcadas por um problema nos freios do carro da equipe Petronas TOM’s

Além de estar estreando nos 6.120 metros de extensão do circuito, o brasileiro encontrou dificuldades para buscar os limites do Fórmula 3 pelas ruas de Macau. E agora confia no trabalho da equipe japonesa para ter o carro em perfeitas condições na segunda tomada de tempos – que seria disputada na tarde de sexta-feira na China, mas foi adiada para a manhã de sábado por conta de uma série de atrasos ocasionados por incidentes em outras categorias que disputam o GP.

“Nesses primeiros treinos nós ficamos muito longe do ritmo que esperávamos para o final de semana. Mas a maior parte disso se deve ao problema nos freios. Em uma pista de rua, você não ter confiança nos freios acaba prejudicando a pilotagem e, claro, os tempos de volta”, comentou Rafael Suzuki. “Depois do treino de sexta-feira a equipe conseguiu solucionar esse problema e passamos a trabalhar no acerto do carro. Mas com o atraso da programação, o treino da F3 foi reduzido de 45 para 30 minutos, e isso também atrapalhou nosso plano de trabalho”, contou o brasileiro.

Diante das dificuldades nesse início de evento, a meta de Rafael Suzuki é fazer uma evolução gradativa na tomada de tempos decisiva e nas duas corridas do final de semana.

“Para a tomada de tempos de sábado, além de ter um carro mais confiável, vou sair dos boxes com pneus novos. Então posso explorar melhor os limites para buscar um lugar entre os 15 primeiros do grid”, avaliou ele, que comparou as corridas do GP de Macau às do Campeonato Mundial de Kart, no qual foi finalista por dois anos consecutivos.

“Em Macau só vale o resultado da última corrida, como acontece nas provas de kart. Claro que aqui você tem as variáveis de um circuito de rua, mas o objetivo é o mesmo: ganhar terreno ao longo da primeira corrida, mas ter a melhor posição de largada na final”, apontou. “Estou melhorando a cada saída dos boxes, por isso ainda tenho muito o que evoluir até domingo”, completou o brasileiro.

Depois da primeira sessão classificatória, a pole-position provisória para o GP de Macau de F3 2010 está com o atual vencedor da corrida, o italiano Edoardo Mortara. Para a formação do grid de largada, vai valer o melhor tempo obtido por cada piloto – não importando se foi registrado na primeira ou na segunda sessão.

O segundo treino classificatório está marcado para às 8h15 do sábado no horário local (22h15 de sexta-feira no horário de Brasília). A primeira corrida será às 13h45 em Macau (3h45 da madrugada de sábado no Brasil).

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.