F1 – Vettel vence no Canadá e retoma a liderança do campeonato

Sebastian Vettel

Sebastian Vettel conquistou uma vitória dominante no GP do Canadá e reassumiu a liderança do campeonato mundial de Fórmula 1 em um dia difícil para Lewis Hamilton.

Vettel liderou todas as voltas, conseguindo rapidamente uma diferença confortável sobre Valtteri Bottas e controlando sua vantagem durante toda a corrida.

Bottas foi pressionado por Max Verstappen nas duas primeiras curvas, mas se manteve em segundo. Ele levou um pequeno susto quando restavam 15 voltas, escapando na curva 1 após colocar uma volta em Carlos Sainz, mas sem maiores consequências.

O companheiro de Verstappen na Red Bull, Daniel Ricciardo, terminou em quarto, aproveitando as dificuldades de Hamilton no começo da prova para superar o piloto da Mercedes durante os pit-stops.

Hamilton tentou dar o troco nas últimas voltas e ficou a menos de um segundo do australiano, mas uma escorregada no hairpin o impediu de tentar a ultrapassagem. Na volta seguinte, ele perdeu ainda mais tempo preso atrás de Sergey Sirotkin.

Atrás das equipes de ponta, a Renault obteve uma dobradinha na prova da “classe B”, com Nico Hulkenberg em sétimo e Sainz em oitavo. Esteban Ocon estava à frente de ambos no começo, mas teve um pit-stop lento e caiu para nono.

O último ponto foi para Charles Leclerc, que herdou a 10ª posição quando Fernando Alonso abandonou com um problema no escapamento.

Os únicos outros pilotos que não terminaram foram Brendon Hartley e Lance Stroll, que se envolveram em um acidente espetacular na curva 5 durante a primeira volta.

Stroll perdeu a traseira na rápida curva à direita e espremeu Hartley, que estava à sua esquerda, entre a Williams e a barreira de pneus, o que lançou o carro da Toro Rosso para cima. Depois de ser examinado no centro médico, Hartley foi transferido para o hospital.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Voltas Tempo/dif.
1 Sebastian Vettel FERRARI 68 1:28:31.377
2 Valtteri Bottas MERCEDES 68 +7.376s
3 Max Verstappen RED BULL RACING 68 +8.360s
4 Daniel Ricciardo RED BULL RACING 68 +20.892s
5 Lewis Hamilton MERCEDES 68 +21.559s
6 Kimi Raikkonen FERRARI 68 +27.184s
7 Nico Hulkenberg RENAULT 67 1 volta
8 Carlos Sainz RENAULT 67 1 volta
9 Esteban Ocon FORCE INDIA MERCEDES 67 1 volta
10 Charles Leclerc SAUBER FERRARI 67 1 volta
11 Pierre Gasly TORO ROSSO HONDA 67 1 volta
12 Romain Grosjean HAAS FERRARI 67 1 volta
13 Kevin Magnussen HAAS FERRARI 67 1 volta
14 Sergio Perez FORCE INDIA MERCEDES 67 1 volta
15 Marcus Ericsson SAUBER FERRARI 66 2 voltas
16 Stoffel Vandoorne MCLAREN RENAULT 66 2 voltas
17 Sergey Sirotkin WILLIAMS MERCEDES 66 2 voltas
18 Fernando Alonso MCLAREN RENAULT 40 abandono
19 Brendon Hartley TORO ROSSO HONDA 0 abandono
20 Lance Stroll WILLIAMS MERCEDES 0 abandono

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.