F1 – Sauber fez pequena correção após acidente de Ericsson

Marcus Ericsson

A Sauber corrigiu uma “pequena falha de design” na traseira do carro, que contribuiu para o espetacular acidente de Marcus Ericsson no treino do GP da Itália, disse neste sábado o diretor de provas da Fórmula 1, Charlie Whiting.

O carro de Ericsson acertou as barreiras e capotou na sexta-feira, quando o sueco freou no final da reta de Monza, com replays de televisão sugerindo uma falha no DRS (sistema de redução de arrasto).

Whiting confirmou à Reuters que a falha estava relacionada à aba do DRS. Ele disse aos repórteres que o carro havia resistido bem ao impacto, com todas as rodas presas às amarras e o piloto emergindo ileso dos destroços.

Ericsson conseguiu retornar à pista para o treino final de sábado, depois que os mecânicos da Sauber violaram um toque de recolher, permitido nas regras duas vezes em uma temporada, para reconstruir o carro e apresentá-lo para as verificações.

O acidente foi o segundo maior envolvendo uma Sauber em corridas consecutivas, com Charles Leclerc, seu companheiro de equipe, abandonando na Bélgica na semana passada, depois que seu carro foi atingido pela McLaren de Fernando Alonso.

Nesse incidente, a McLaren voou alto no ar e sobrevoou a Sauber depois de ser atingida pelo piloto da Renault, Nico Hulkenberg. O novo dispositivo de proteção de cabeça (Halo) introduzido nesta temporada teria salvo Leclerc, de 20 anos, considerado um futuro piloto da Ferrari, de ferimentos graves ou piores.

Whiting não pôde dizer com certeza se o Halo havia salvo a vida de Leclerc, com investigações e pesquisas em andamento, mas confirmou que a suspensão dianteira da McLaren foi rompida pelo contato.

Ele disse que as conclusões iniciais são de que o dispositivo foi atingido com uma carga estimada de 56 kilonewtons, aproximadamente igual à metade do que foi testado com o impacto exatamente no mesmo lugar. O Halo segurou o impacto sem distorção, acrescentou Whiting.

Quer concorrer a uma réplica do capacete do Ayrton Senna? Clique AQUI e palpite sobre quem vai vencer o GP da Itália da Formula 1!

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.