F1 – Pirelli será “muito conservadora” em 2014, segundo Hembery

terça-feira, 1 de outubro de 2013 às 9:29

Pneus Pirelli

A tentativa de tornar os GPs mais emocionantes com pneus de alta degradação pode ter chegado ao fim.

Desde a crise das explosões dos pneus nesta temporada e da troca dos pneus com cinta de aço por kevlar, a Pirelli também vem sendo mais conservadora nas escolhas dos compostos para as corridas. Recentemente, isso resultou em provas menos empolgantes, e para 2014, apesar das alterações radicais no regulamento dos motores, pouca coisa vai mudar no que diz respeito aos pneus.

“Vamos adotar uma estratégia bastante conservadora”, declarou Paul Hembery, chefe de competição da Pirelli, à Auto Motor und Sport da Alemanha. “Vamos tomar a simulação do pior caso como base para o desenvolvimento da estrutura do pneu”.

Hembery argumenta que a Pirelli foi empurrada nessa direção pelas equipes, que não estão muito dispostas a ajudar no desenvolvimento dos pneus para 2014. De fato, até mesmo a tentativa de testar com um carro representativo – o W04 da Mercedes – terminou muito mal tanto para a equipe alemã quanto para a fornecedora de pneus.

Agora, a Pirelli está sendo obrigada a conduzir testes de 1000 km com carros de dois anos, como o realizado com a Red Bull em Barcelona recentemente. “O teste correu bem”, afirmou Hembery. “O carro é três segundos mais rápido do que nosso carro de testes da Lotus. Mas nós ainda estamos esperando uma jornada rumo ao desconhecido com os novos carros de 2014”.

Até mesmo um teste pós corrida no Brasil depois da etapa final da temporada agora foi cancelado. “Isso (a situação do desenvolvimento dos pneus) se deve à paranóia das equipes”, disse Hembery. “Infelizmente, o que precisamos para fazer nosso trabalho não é compatível com o que as equipes querem. E ninguém consegue propor uma solução”.

Também há incerteza a respeito do futuro de longo prazo da Pirelli na Fórmula 1. A FIA finalmente confirmou a presença da marca no grid além de 2013, mas uma declaração informou que é apenas um “período de transição” porque Bernie Ecclestone e as equipes já haviam assinado acordos com a marca.

“A Pirelli tem contratos de cinco anos assinados com Ecclestone e as equipes, e espera que eles sejam respeitados”, declarou Andrea Cremonesi, do Gazzetta dello Sport.

 

LS - www.autoracing.com.br

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