F1 – Comentários pós treinos livres – Ferrari – GP do Canadá

sexta-feira, 10 de junho de 2011 às 21:47

f_alonso-4Fernando Alonso, 1º colocado: Como de costume numa sexta-feira, os tempos não significam muito, porque não conhecemos os outros programas que estavam em execução. Além disso, há chuva prevista para domingo, e os dados adquiridos hoje poderão não ser úteis. Seguimos o nosso programa, experimentando diferentes tipos de pneus e diversas soluções aerodinâmicas. Foi definitivamente uma das nossas melhores sextas-feiras, normalmente não vemos os nossos carros nos cinco primeiros lugares. Mas é verdade que fomos mais rápidos também em Mônaco e, em seguida, na fase de classificação, nos encontramos nove décimos abaixo da Red Bull, que é quando eles mostram seu verdadeiro potencial. É por isso que eles ainda são nossos principais rivais, assim como McLaren e Mercedes, que parecem estar muito fortes aqui. Vimos vários acidentes, provavelmente quando os pilotos estavam trabalhando em longas distâncias. É difícil pilotar nestas condições, e há três ou quatro lugares aqui onde o menor erro pode jogá-lo contra a parede. Na corrida, espero que o carro de segurança desempenhe um papel. Mais uma vez, parece que os pneus macios devem adequar-se a nós e também há o novo composto médio, que deve fazer a sua estreia em Valencia e com o qual fiz cinco voltas, gerando uma boa sensação. Esta pista pode nos permitir explorar melhor a asa DRS, entre as curvas 10 e 12 e em seguida na reta dos boxes, acho que vai funcionar bem na corrida. Infelizmente, a bandeira vermelha me impediu de testar melhor os pneus super macios e tivemos que modificar o nosso programa. A mudança foi para reunir o máximo possível de dados de ambos os carros com quantidade de combustível diferentes.

Felipe Massa, 3º colocado: Foi um dia bom, talvez a melhor sexta-feira desde o início da temporada. O carro parece competitivo e o saldo não foi ruim para um primeiro dia de treinos. Obviamente é só sexta-feira, por isso é difícil termos uma imagem clara da situação, em parte porque não sabemos se os nossos concorrentes estão testando coisas diferentes, mas eu estou razoavelmente satisfeito. Infelizmente, por causa da bandeira vermelha, eu não fui capaz de usar os pneus super macios do jeito que eu gostaria, então foquei em longas distâncias com a carga de combustível apropriada. O fato de que podemos usar a asa traseira móvel em dois pontos na pista definitivamente ajuda para ultrapassar. Os pneus estão funcionando bem e a degradação não é excessiva, então eu não acho que veremos muitos pit stops durante a corrida. No entanto, temos que levar em conta que há um risco muito elevado de chuva para domingo, assim poderemos acabar tendo uma corrida no molhado.

Pat Fry, diretor técnico: Atualmente há poucos momentos para se recuperar o fôlego durante uma sexta-feira, porque você está sempre tentando conciliar o programa de desenvolvimento do carro com as tarefas normais de um fim de semana de corrida, que incluem encontrar o melhor acerto no carro e comparar os dois tipos de pneus disponíveis. Aqui também tivemos o novo composto médio da Pirelli para testar visando o próximo GP da Europa e, além disso, muitas bandeiras vermelhas abrandaram significativamente o nosso programa planejado. Portanto, mais do que nunca devemos interpretar os resultados, especialmente porque praticamente ninguém conseguiu tirar o máximo proveito dos pneus super macios. Do pouco que pudemos compreender, o nosso carro parece razoavelmente competitivo nesta pista. A previsão é de chuva para domingo: é mais um fator desconhecido para se ter em mente quando se trata de tomar a decisão final quanto ao acerto.

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.