F1 – Comentários pós classificação – Ferrari – GP da Europa 2012

sábado, 23 de junho de 2012 às 16:14

F112-alonso-espanha-domingo350Fernando Alonso, 11º colocado
Quando você não se classifica para a Q3, obviamente é muito triste e não faz sentido esconder o fato. Este resultado é uma ducha fria, porque tínhamos grandes expectativas e o potencial do carro também aumentou, a ponto de ficarmos a três décimos do melhor na Q2. É fácil dizer agora que poderíamos ter conseguido com duas tentativas com macios na Q2, mas poderíamos estar aqui lamentando o fato de não termos dois para a Q3: é sempre fácil julgar as coisas depois. Entretanto, não fomos rápidos o suficiente para estar nos dez primeiros na segunda parte da classificação, e agora, naturalmente, a corrida será mais dura. O pódio está fora de alcance, e, claramente, com Hamilton na primeira fila, deveremos perder terreno para ele. Contudo, a prova será muito longa e disputada em uma temperatura ainda mais alta do que as de hoje, significando que todos terão de ser bastante cautelosos no gerenciamento dos pneus. Espero que, largando do lado limpo da pista, eu consiga ganhar algumas colocações rapidamente, e então tentaremos também tirar proveito máximo dos dois jogos novos de pneus macios que temos: pelo menos é um pequeno consolo após esta tarde.

Felipe Massa, 13º colocado
É realmente frustrante ficar fora da Q3 por menos de um décimo. Foi uma classificação muito apertada, com vários pilotos próximos em termos de performance: na Q2, ficamos a três décimos do melhor tempo e fomos eliminados… Uma pena, porque a sensação do carro estava muito boa e sempre me senti confortável e capaz de lutar com os melhores. A posição não diz a verdade: hoje, merecíamos um lugar nas três primeiras filas. Em retrospecto, é fácil dizer que, se tivéssemos usado dois jogos de macios na Q2, poderíamos ter conseguido, mas queríamos estar na melhor situação possível para a Q3, e a Q1 mostrou que estávamos rápidos inclusive com o pneu médio. Amanhã, a estratégia terá um papel muito importante, e vimos em várias ocasiões como até mesmo aqueles que largam atrás têm uma chance de lutar pelos primeiros lugares. Obviamente, não estamos felizes hoje, mas sabemos que temos um bom carro e ainda há todas as chances de garantir um bom resultado.

Luca di Montezemolo
Apenas alguns milésimos de segundo impediram Fernando e Felipe de passar para a Q3, o que é realmente lamentável, porque, olhando os tempos na parte final da classificação e o potencial do nosso carro, poderíamos estar na luta pelas primeiras filas. Estou bastante desapontado, porque esperava algo melhor: as posições no grid de largada definitivamente não refletem o valor da Ferrari de hoje, e, além disso, aconteceu em uma pista onde é particularmente difícil de ultrapassar. Amanhã, tentaremos pelo menos aproveitar ao máximo o fato de termos dois jogos de pneus macios novos: os pneus estão tendo um papel decisivo neste campeonato, e cabe a nós fazer o melhor uso possível deles.

LS – www.autoracing.com.br 

 

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.