F-Truck – Roberval Andrade é pole-position em Brasília

Roberval Andrade

Roberval Andrade

Um dos treinos classificatórios mais equilibrados da temporada 2012 revelou na tarde deste sábado (8) o oitavo piloto a conquistar uma pole-position em dez etapas do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. Roberval Andrade, com o Scania da Ticket Car Corinthians Motorsport, assegurou o primeiro lugar no grid do GP Aurélio Batista Félix, última prova do ano, que confrontará os pilotos a partir das 13h05 deste domingo (9) em Brasília.

Segundo colocado no treino classificatório, Andrade reagiu e superou o campeão antecipado Leandro Totti por apenas 56 milésimos de segundo no Top Qualifying, que confrontou os oito mais rápidos da prática. O paranaense vai alinhar o Mercedes-Benz da ABF Racing Team em segundo. O equilíbrio na fase decisiva da tomada de tempos chegou ao ponto de apenas 315 milésimos de segundo separarem os seis primeiros no grid.

Andrade está em quarto lugar na classificação do campeonato e tem como meta principal na corrida deste domingo no anel externo do Autódromo Internacional Nelson Piquet superar o pernambucano Beto Monteiro, que ocupa o terceiro lugar na pontuação. Piloto da Scuderia Iveco, Monteiro alinhará em terceiro no grid brasiliense, tendo a seu lado na segunda fila o Mercedes-Benz do gaúcho Régis Boessio, da ABF Desenvolvimento Team.

Com o ponto de bonificação pela pole, Andrade foi a 102. Está quatro atrás de Monteiro. Outros três pilotos largam com chance de terminar o ano em terceiro na classificação final – André Marques, que alinha o MAN-Volkswagen da RM Competições em 16º no grid, Wellington Cirino, que larga em quinto lugar com o caminhão da ABF/Mercedes-Benz, e Paulo Salustiano, que pôs o caminhão da ABF/Volvo em 13º no treino classificatório.

Com a pole garantida, Roberval enalteceu que todo o trabalho do final de semana foi direcionado para o acerto do caminhão. “Trabalhamos para acertar o caminhão para a corrida. Eu arrisquei não fazer uma boa tomada de tempo e preservar o caminhão para a corrida. mesmo assim, conseguimos a pole”, comemorou o piloto. Roberval fez a oitava pole-position diferente na temporada de 2012 da Truck. Ele repetiu o resultado da etapa de 2010 em Brasília quando também fez a pole e pretende repetir também o resultado da corrida, já que foi o vencedor na mesma oportunidade.

Leandro Totti obteve bons resultados nos treinos livres que se confirmaram na formação do grid para a corrida de amanhã. O piloto explicou que veio para a etapa de Brasília com dois objetivos: conquistar a pole e a sexta vitória na temporada. “O meu primeiro objetivo não foi possível, mas vou em busca da vitória. Em compensação, esta posição foi o melhor lugar de largada na temporada”, disse. Totti encontrou uma motivação extra para o GP Aurélio Batista Félix que é garantir o título de Marcas para a Mercedes-Benz.

Já Beto Monteiro explicou que garantiu a terceira posição no grid com muito sacrifício. “Conquistamos o terceiro lugar com uma volta no limite. Agora, é preciso acertar o caminhão para a corrida (deste domingo). O que vai ser determinante para a corrida é a resistência do equipamento”, ponderou.

Régis Boessio, que fez os melhores tempos nos primeiros treinos livres, larga na quarta colocação. “Eu vinha andando muito rápido, mas depois do quarto treino livre, tivemos um problema de suspensão que a equipe não descobriu. Talvez isso não seja determinante para a corrida, mas foi prejudicial para a uma volta rápida”, disse.

As dez etapas da F-Truck em 2012 tiveram oito pilotos largando da pole. Monteiro comandou o grid nas etapas do Velopark (RS) e Cascavel (PR). O goiano Leandro Reis também largou em primeiro duas vezes, em Goiânia (GO) e Curitiba (PR)., Os demais pole-positions foram Christian Fittipaldi, em Jacarepaguá (RJ), Cirino, em Caruaru (PE), Valmir “Hisgué” Benavides, em Interlagos (SP), Giaffone, em Córdoba (ARG), e Boessio, em Guaporé (RS).

Totti, vencedor de cinco das nove corridas já disputadas neste ano, é campeão por antecipação, com 185 pontos. O paulista Felipe Giaffone acumula 140 pontos e já tem o vice-campeonato assegurado. Piloto de um dos MAN-Volkswagen da RM Competições, ele larga em nono lugar em Brasília. O GP Aurélio Batista Félix, neste domingo, será transmitido ao vivo em HD pela Rede Bandeirantes, a partir das 13h, com narração de Téo José, comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério.

O grid definido nos treinos deste sábado no Autódromo Internacional Nelson Piquet, que ainda depende de homologação por parte dos comissários técnicos e desportivos designados para a etapa, é o seguinte:

Top Qualifying

1º) Roberval Andrade (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min11s661
2º) Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min11s717
3º) Beto Monteiro (PE/Iveco), 1min11s744
4) Régis Boessio (SP/Mercedes-Benz), 1min11s768
5º) Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz), 1min11s916
6º) Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz), 1min11s976
7º) Valmir Benavides (SP/Iveco), 1min12s293
8º) Renato Martins (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min12s464

Treino classificatório

9º) Felipe Giaffone (SP/MAN-Volkswagen), RM Competições, 1min12s455
10º) Leandro Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min12s550
11º) Adalberto Jardim (SP/MAN-Volkswagen), AJ5 Competições, 1min12s616
12º) João Marcos Maistro (PR/Volvo), Clay Truck Racing, 1min12s634
13º) Paulo Salustiano (SP/Volvo), ABF/Volvo, 1min12s747
14º) Pedro Gomes (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min12s835
15º) Luiz Pucci (ARG/Volvo), ABF/Volvo, 1min12s919
16º) André Marques (SP), RM Competições, 1min13s090
17º) Danilo Dirani (SP/Ford), 72 Sports/Ford Racing Trucks, 1min13s191
18º) João Ometto Neto (SP/Iveco), Marinelli Competições, 1min13s215
19º) Débora Rodrigues (SP), RM Competições, 1min13s640
20º) Pedro Muffato (PR/Scania), Muffatão, 1min14s060
21º) José Maria Reis (GO/Scania), Original Reis Competições, 1min14s505
22º) Alberto Catucci (SP/Scania), Ticket Car Corinthians Motorsport, 1min14s549
Média do 1º: 146,640 km/h

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.