Carros de rua – Com inédito conceito, motor do Audi A1é eleito o melhor de 2012 pela Abiauto

sábado, 1 de dezembro de 2012 às 8:58
Novo Audi A1 Sportback chega ao Brasil e completa família A1

Audi A1 Sportback

O motor mais premiado do Brasil equipa o Audi A1 Sport (2 portas) e Sportback (4 portas), lançados em setembro no País. O propulsor 1.4 TFSI de 185 cv foi eleito o melhor da categoria entre 1.000 e 1.400 cm³ no 14° Prêmio Imprensa Automotiva, organizado pela Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29/11), à noite, durante solenidade, no Buffet Torres, em São Paulo (SP). O mesmo motor já havia sido escolhido como o melhor do ano até 2.0 litros na votação da Revista Autoesporte.

O júri da Abiauto formado por 73 jornalistas especializados do setor automotivo reconheceu as vantagens do motor do Audi A1 em relação aos concorrentes, com destaque para o sistema de superalimentação duplo, com um compressor Roots e um turbocompressor. Associados, geram economia de combustível e produzem torque elevado em baixas rotações.

Graças a este conceito inédito no Brasil, o Audi A1 equipado com motor 1.4 TFSI de 185 cv acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos e tem velocidade máxima de 227 km/h. O torque máximo é 250 Nm, disponível entre 2.000 e 4.500 rpm.

Os engenheiros da Audi criaram um sistema sofisticado e eficaz para gerar o torque ideal para cada situação. Dependendo da aceleração e da faixa de rotação do motor, o módulo de comando calcula de que maneira o ar de admissão chegará aos cilindros: se apenas o turbocompressor, sozinho, dará conta de gerar pressão de admissão ou se será preciso participação do compressor Roots.

O controle do funcionamento é feito por meio de uma válvula-flap, situada na entrada de ar após o filtro que, segundo sua posição, fará o ar seguir primeiro para compressor Roots (também conhecido como soprador ou blower, em inglês) ou então diretamente para o turbocompressor. Desse modo, o soprador e o turbocompressor são “sócios” no trabalho de fornecer ar pressurizado ao motor, cada um cumprindo sua parte para o melhor enchimento possível dos cilindros por toda a faixa de operação.

O motorista percebe o motor cheio em qualquer situação de tráfego, com respostas imediatas ao acelerador. O consumo combinado (cidade/estrada) é de 16,9 km/l, com emissão de CO2 (combinada) de 139 g/km.

O Audi A1 também pode ser equipado com o motor 1.4 TFSI de 122 cv, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. Muito econômico, o carro apresenta consumo médio combinado (cidade/estrada) de 18,8 km/l. Considerado o carro top em economia, no teste Folha-Mauá, realizado no final de 2011, o compacto premium conseguiu rodar 20,8 quilômetros com um litro de gasolina na estrada, o que lhe garantiu o topo no ranking anual de consumo rodoviário entre 62 veículos de todas as categorias vendidas no Brasil. O levantamento foi feito em parceria pelo jornal Folha de S. Paulo e IMT (Instituto Mauá de Tecnologia).

Outros prêmios

Além do motor 1.4 TFSI de 185 cv reconhecido em duas premiações, a Audi também obteve a consagração para o Audi A1, eleito o Melhor Importado do Ano até R$ 300 mil no prêmio Top Car TV; e para o Audi Q3, escolhido como Melhor SUV premium do ano pela Revista Autoesporte.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.