Batalha pelas principais vagas da Formula 1 chega ao fim

terça-feira, 16 de outubro de 2012 às 9:26

Os acordos iminentes de Nico Hulkenberg e Felipe Massa com a Sauber e a Ferrari, respectivamente, significam que a batalha pelas principais vagas na Fórmula 1 chegou ao fim.

Massa deverá visitar a fábrica da Ferrari nesta terça-feira para conversar com os chefes da equipe e assinar um novo contrato para o próximo ano, que poderá ser anunciado antes do GP da Índia. E sem opções nas equipes de ponta, Hulkenberg já tomou sua decisão, já que entende-se que o alemão assinou um acordo com a Sauber nas horas após o GP da Coreia.

Na frente do grid, todas as vagas estão definidas. Red Bull, McLaren e Mercedes confirmaram oficialmente as suas duplas, enquanto a Lotus vai manter Kimi Raikkonen e Romain Grosjean, apesar de seus contratos ainda não terem sido assinados.

A identidade do companheiro de equipe de Hulkenberg ainda é desconhecida, com a Sauber devendo esperar até o final da temporada a fim de ter uma idéia mais clara de sua situação financeira para 2013.

A organização suíça está apenas 20 pontos atrás da Mercedes no campeonato de construtores. Se ela conseguir superar a montadora alemã, ganhará vários milhões de libras em renda dos direitos comerciais, o que poderia diminuir a necessidade de um piloto pagante na segunda vaga.

Haverá pressão da Telmex, patrocinadora mexicana, para que Esteban Gutierrez seja contratado para 2013, mas existem preocupações com sua falta de experiência em um ambiente tão competitivo quanto o da Fórmula 1.

Uma opção para a Sauber pode ser colocar Gutierrez para pilotar nos treinos livres de sexta-feira visando aumentar sua experiência na categoria. Assim, ela poderia dar a segunda vaga a um piloto experiente, como Kamui Kobayashi, Jaime Alguersuari ou Adrian Sutil.

Os pilotos buscando a segunda vaga na Sauber também estão se esforçando ao máximo para garantir um lugar na Force India, onde Paul di Resta deverá permanecer por mais um ano. A Force India está aberta em relação às suas opções, com uma lista de concorrentes que inclui Alguersuari, Sebastien Buemi, Kobayashi e Jules Bianchi, atual terceiro piloto da equipe.

A Williams vai manter Pastor Maldonado para 2013, enquanto as performances impressionantes de Valtteri Bottas nos treinos de sexta neste ano – aliadas às dificuldades que Bruno Senna vem enfrentando – aumentam a possibilidade de o finlandês ter uma chance como titular.

As melhores esperanças de Senna de permanecer no grid em 2013 podem estar em uma ida para a Caterham, onde os futuros de Heikki Kovalainen e Vitaly Petrov são incertos. Kovalainen vem conversando com a equipe, enquanto Petrov ainda tem o valioso apoio de patrocinadores russos, apesar de sugestões de que pode não ser suficiente para lhe garantir um lugar em 2013.

A Marussia vai manter Timo Glock no próximo ano, e espera-se que Max Chilton seja seu companheiro. Charles Pic, que vem impressionando em sua temporada de estréia, tem sido ligado a uma ida para a Caterham. Pedro de la Rosa ficará na HRT, enquanto o outro piloto será definido durante o inverno.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.