Zanzibar pode sediar GP da África no futuro
sexta-feira, 26 de janeiro de 2024 às 9:16
Zanzibar
Uma solução para a notável ausência de um GP na África pode estar emergindo na forma de Zanzibar – um arquipélago na costa do continente africano.
Acredita-se que tanto a Liberty Media quanto a FIA estão unidas quando se trata de reconhecer que o esporte precisa de uma corrida na África.
No ano passado, a Fórmula 1 chegou perto de um acordo para reviver o antigo GP da África do Sul em Kyalami – mas ele fracassou na fase final.
Entretanto, Mohammed ben Sulayem, presidente da FIA, disse ao motorsport-magazin.com no início deste mês: “Nós temos contatos muito bons na África e mais atenção deveria ser dada ao continente”.
Agora, o jornal italiano Gazzetta dello Sport relatou que o novo projeto do circuito de Zanzibar está “sonhando com um futuro na F1” e conta com o envolvimento do ex-piloto Giancarlo Fisichella.
“O primeiro passo concreto para a construção foi dado em setembro de 2022, quando um órgão governamental da ilha africana deu a sua aprovação”.
Em novembro do ano passado, o terreno para a pista foi colocado nas mãos de investidores do projeto, que contrataram Fisichella como consultor técnico.
Contudo, o correspondente Marco Bruckner admite que terminar o circuito e obter a aprovação da FIA “não é uma tarefa simples”.
“O lançamento da primeira pedra só está previsto para 2025, sendo que a abertura da primeira parte do circuito só acontecerá em 2027”, explicou ele.
“É difícil imaginar que a pista obtenha as certificações necessárias antes do final da década”, disse Bruckner.
f1, formula 1, GP da África, noticias f1, projeto, sede, Zanzibar
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.