Zandvoort não terá DRS na curva inclinada

quarta-feira, 1 de setembro de 2021 às 10:22

Max Verstappen em Zandvoort

Os pilotos da Fórmula 1 não poderão usar o DRS na última curva inclinada de Zandvoort, o que dificultará as ultrapassagens no circuito.

Uma inclinação de 18 graus foi adicionada à Arie Luyendijk Bocht (anteriormente conhecida como Bos Uit) quando a pista foi reformada para sediar seu primeiro GP desde 1985.

A intenção era permitir que os pilotos fossem da penúltima curva até a primeira (Tarzan) de pé embaixo com o DRS ativado visando facilitar as ultrapassagens no traçado sinuoso.

Entretanto, o diagrama oficial do circuito publicado pela FIA antes do GP da Holanda deste fim de semana mostra que a zona do DRS na reta dos boxes começará após a curva inclinada.

Entende-se que, como curvas tão inclinadas são incomuns na F1, a FIA decidiu obter dados reais dos carros passando pela curva antes de se comprometer a usar o DRS naquele ponto.

Zandvoort tem uma reputação de ser uma pista onde ultrapassar é difícil. Duas zonas de DRS foram adicionadas para o retorno do circuito neste fim de semana.

A primeira irá da saída da curva 10 até a Hans Ernst Bocht (curva 11), com o ponto de detecção antes da curva 10. A segunda terá seu ponto de detecção na entrada da Kumho (curva 13) e a ativação na saída da última curva.

LS - www.autoracing.com.br

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