Zanardi se encontra em estado crítico após acidente e cirurgia

sábado, 20 de junho de 2020 às 10:00

Alex Zanardi

Alex Zanardi (53 anos), antigo piloto de Fórmula 1, duas vezes campeão da CART e quatro vezes campeão paralímpico, ficou gravemente ferido num acidente com a sua “bicicleta adaptada” em via pública na sexta-feira. O italiano foi operado, mas ainda se encontra em estado crítico.

Zanardi estava na estrada com um grupo de amigos e colegas de equipe numa amigável corrida de caridade (para angariar dinheiro para ajudar a Itália após a crise do coronavírus) quando perdeu o controle numa descida. Atravessou a estrada duas vezes e acabou no lado errado da via. Ali colidiu com um caminhão em sentido contrário.

Imediatamente após o acidente, foi assistido pela sua mulher Daniela, que estava num dos reboques juntamente com o seu filho Niccolo. Aparentemente Zanardi estava consciente e acessível, mas também ficou imediatamente claro que foi um acidente grave e, em 20 minutos, foi transportado de helicóptero para o hospital de Siena.

Ali foi imediatamente operado na sexta-feira à noite por aquilo que os médicos descreveram como “lesões graves na cabeça”. Às dez horas de sexta-feira à noite a operação foi concluída com sucesso e Zanardi ficou sob Cuidados Intensivos.

Por volta das dez horas da manhã de sábado, o hospital emitiu uma nova declaração: “O seu estado ainda é muito grave. Os parâmetros hemodinâmicos e metabólicos estão estáveis. Ele está intubado e, por isso, está recebendo respiração artificial. O quadro neurológico ainda é muito grave”.

“A operação correu como esperado. Era evidente que algo tinha de ser feito rapidamente, uma vez que a sua situação não era boa. Qual será o prognóstico amanhã, na próxima semana ou daqui a duas semanas, não consigo realmente prever”, afirmou o médico que realizou a sua operação, Giuseppe Oliveri.

“Crítico significa que ele está numa situação em que pode morrer. Nesta situação, as melhorias podem ser muito pequenas e as recaídas podem acontecer muito rapidamente”, completou.

O chefe dos cuidados intensivos do hospital, Sabino Scolletta, indica que a situação está melhorando lentamente: “O seu estado está se estabilizando lentamente”.

Entretanto, o caminhoneiro de 44 anos está sendo investigado pela polícia. O Procurador Salvatore Vitello sublinha que este é um procedimento normal. Além de recolher provas, incluindo um vídeo que mostra o acidente. Sabe-se agora que o caminhoneiro não tinha álcool no sangue na altura do acidente.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.