Zanardi deixa o hospital 18 meses após o acidente

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021 às 11:28

Alex Zanardi

Alex Zanardi, bicampeão da Indy e atleta paralímpico, finalmente deixou o hospital 18 meses depois do acidente de paraciclismo no qual sofreu ferimentos graves na cabeça e no rosto.

O italiano de 55 anos estava hospitalizado após colidir com um caminhão durante o evento Obiettivo Tricolore de paraciclismo em junho de 2020, com suas lesões exigindo múltiplas operações e um programa de reabilitação prolongado.

Em uma entrevista à BMW, sua esposa Daniela forneceu a primeira atualização sobre a condição de Zanardi desde julho, dizendo que ele saiu do hospital “algumas semanas atrás” para continuar sua recuperação em casa.

“A recuperação continua sendo um longo processo”, declarou ela. “O programa de reabilitação liderado por médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e terapeutas da fala vem proporcionando um progresso estável”.

“É claro, os obstáculos estão lá e ainda podem ocorrer. Às vezes, você também precisa dar dois passos para trás a fim de dar um para frente. Mas Alex nunca deixa de provar que é um verdadeiro lutador”.

“Um passo importante foi que Alex pôde deixar o hospital algumas semanas atrás e está novamente em casa conosco agora. Nós tivemos de esperar muito por isso e estamos felizes por ter sido possível agora, apesar de ainda haver períodos temporários em clínicas especiais planejados para o futuro visando medidas de reabilitação especiais no local”.

Segundo Daniela, a condição de Zanardi “progrediu bastante”, particularmente no que diz respeito à força nos braços, o que lhe permitiu passar a maior parte de seu tempo na cadeira de rodas ao invés da cama.

Quanto às suas expectativas para a recuperação do marido, ela acrescentou: “Ainda não se pode prever como sua recuperação vai se desenvolver. É uma vida desafiadora que Alex enfrenta com muito espírito de luta”.

“É uma grande ajuda para ele e para nós receber tanto apoio, não só dos médicos e terapeutas que trabalham intensamente com ele. Nossos amigos estão sempre lá para nós. Isso inclui a família do Grupo BMW, com quem nós sempre podemos contar e que está firmemente ao nosso lado neste momento difícil”.

“Nós somos bastante gratos a todos por isso e muito mais porque esses laços fortes nos dão energia adicional. Isso também vale para a simpatia contínua que recebemos de pilotos, fãs e conhecidos do mundo todo”.

“Nós gostaríamos de expressar um grande ‘obrigado’ a todos que enviam seus bons pensamentos e força para Alex”.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.