Zak Brown: Red Bull arruinou pilotos talentosos

quarta-feira, 2 de março de 2022 às 13:37

Lando Norris e Zak Brown

O CEO da McLaren, Zak Brown, acredita que a Red Bull “arruinou” alguns bons pilotos ao dispensá-los cedo demais.

O piloto da IndyCar, Pato O’Ward, está entre os que já fizeram parte do programa de jovens pilotos da Red Bull, mas o mexicano foi dispensado apenas seis meses depois de assinar em 2019.

Ele passou a correr pela Arrow McLaren SP na temporada 2020 da IndyCar e permanece na equipe desde então.

O’Ward também teve a oportunidade de testar um carro de F1 para a McLaren no teste de final de temporada de 2021, e Brown disse que espera dar ao piloto algumas oportunidades no TL1 em 2022.

Brown: Red Bull é “um pouco brutal”

Brown está surpreso que a Red Bull tenha dispensado O’Ward e acha que isso destaca o que ele considera uma abordagem “brutal” de como a equipe lida com pilotos juniores.

“Ele definitivamente não foi sequer notado pela Red Bull”, Brown disse.

“Acho que a Red Bull, enquanto ele estava lá, eles só deram a ele cerca de três corridas (na F2 e na Super Fórmula). Mas se você olhar para a história da Red Bull, fora Max Verstappen, eles deixaram um punhado de grandes pilotos escapar de suas mãos.”

“Acho que eles arruinaram alguns que eu acho que tinham muito talento, mas não tiveram oportunidade suficiente. Mas eles ganharam o campeonato no ano passado, então não posso dizer que eles não sabem o que estão fazendo.”

“Mas eles são um pouco brutais. Carlos Sainz é um ótimo exemplo. Daniel Ricciardo já havia provado o quão bom ele era, mas optou por sair.”

“Sebastian Vettel saiu. Max é uma grande história e alguém que eles encontraram. Albon, Pierre Gasly. Gasly parece um ótimo piloto.”

“Eles deixaram escapar um monte de pilotos.”

Em termos de probabilidade de O’Ward chegar à Fórmula 1, Brown admite que não haverá vagas abertas na F1 em breve, e ele não tem pressa em empurrar o mexicano para outra categoria.

“Agora na F1, pela primeira vez, você pode testar o carro do ano passado por causa da grande mudança de regra, então queremos ter um programa de testes para jovens pilotos como costumávamos ter no passado, Pato na família é natural”, explicou o CEO da McLaren.

“No momento, não temos assentos disponíveis. Lando Norris está sob um contrato de muito longo prazo. Então esse assento está feito. Daniel, temos mais alguns anos. Portanto, não há assento iminente disponível.”

“Além disso, não acredito que você precisa ter 18 anos para entrar na Fórmula 1. Algumas pessoas acreditam que se você tem 22 anos, você está velho. Eu não concordo com isso.”

“Acho que faz sentido dar a Pato algum tempo de assento porque nunca se sabe, um piloto se machuca ou pega COVID, coisas estranhas acontecem. Mas o que não faremos é comprometer a equipe da IndyCar.”

“Eu nunca tiraria Pato da IndyCar para entrar na F1 sem ter uma ótima solução. É tão importante ser competitivo na IndyCar quanto Extreme E, quanto na Fórmula 1. Portanto, elas não são um campo de treinamento para a Fórmula 1.”

AS - www.autoracing.com.br

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