Zak Brown quer mudanças no regulamento esportivo da F1

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022 às 16:45

Zak Brown

O CEO da McLaren, Zak Brown, acredita que uma revisão do regulamento esportivo da Fórmula 1 precisa ocorrer urgentemente após uma série de “inconsistências” em 2021.

Foi confirmado em dezembro que a FIA conduziria uma investigação sobre os controversos acontecimentos nos estágios finais do GP de Abu Dhabi, à luz de muitas discussões sobre como os procedimentos do safety-car foram aplicados.

Brown admite que a situação deixou “todo mundo confuso” e espera que também haja uma discussão mais ampla sobre outras regras do esporte.

“Acho que todo mundo ficou muito confuso com aquela chamada em relação apenas alguns retardatários poderem ultrapassar o safey-car”, disse Brown à RACER. “Obviamente, houve vencedores e perdedores nisso.”

“É difícil ser árbitro em qualquer esporte, porque metade dos torcedores vão concordar com sua decisão, metade deles não. Mas aquilo foi um “desvio” do que aconteceu no passado.”

“Acho que se você olhar para Baku, eles deram bandeira vermelha imediatamente. Não mudou o resultado para nós, mas acho que no período de entressafra precisamos revisar muito nosso regulamento.”

As equipes “precisam dar um passo atrás” para fazer as regras

Enquanto Brown quer ver mais uma revisão no regulamento esportivo depois de sentir que houve uma falta de consistência em alguns momentos durante a temporada passada, ele acha que as equipes deveriam dar um passo atrás em relação a isso.

“Se eu recuar, acho que há muita inconsistência nos regulamentos e como eles são aplicados e quando são aplicadas penalidades aos pilotos”, explicou Brown.

“Você olha para Lando [Norris] que não toca em [Sergio] Perez na primeira volta na Áustria, ele tenta do lado de fora e recebe uma punição de cinco segundos e dois pontos de penalidade na carteira”.

“Então você tem Max [Verstappen] e Lewis [Hamilton] que saem da pista na curva do Lago no Brasil e ouve depois ‘Deixe-os correr’? Acho que todos nós temos essas histórias, e é difícil quando é subjetivo, mas acho que precisamos dar um passo atrás.”

“Houve um número suficiente de pessoas descontentes ao longo do ano e precisamos analisar as regras. E lembre-se de que são as equipes que fazem a maioria dessas regras.”

“Então, como você me ouviu reclamar, eu continuaria a ver menos influência das equipes, porque fomos nós que desenvolvemos metade dessas regras.”

Brown “não é fã” de rádio direto para Masi

Um novo recurso da transmissão da F1 em 2021 foi que as mensagens de rádio entre as equipes e o diretor de corrida Michael Masi foram frequentemente transmitidas.

Brown discorda que isso seja tornado público e quer ver as mudanças feitas.

“Não sou fã disso, especialmente com a transmissão – o que Ross [Brawn, diretor de automobilismo da F1] disse que não vai mais acontecer”, disse o chefe da McLaren.

“Porque agora você vê alguns chefes de equipe fazendo coisas porque a câmera está sobre eles. Acho que isso mudou o comportamento das pessoas, então sou um defensor do que Ross diz, acho que isso deveria ficar nos bastidores.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.