Zak Brown pediu desculpas a Hulkenberg após críticas
terça-feira, 21 de outubro de 2025 às 9:20
Nico Hulkenberg e Zak Brown
Zak Brown pediu desculpas pessoalmente a Nico Hulkenberg depois de culpá-lo pelo abandono de Oscar Piastri e Lando Norris na corrida curta do GP dos Estados Unidos, conforme revelou Jonathan Wheatley, chefe da Sauber.
A confusão ocorreu logo na primeira volta. Enquanto Piastri tentava aplicar um “X” sobre Norris na curva 1 brigando pela segunda posição, foi tocado pela Sauber de Hulkenberg.
O alemão, por sua vez, ficou espremido entre a McLaren e a Aston Martin de Fernando Alonso. Como resultado, os dois carros laranja se chocaram e abandonaram a corrida curta.

Embora os comissários tenham classificado o lance como um incidente de corrida, Brown reagiu mal no momento. Durante entrevista à Sky Sports F1, ele chamou o toque de “amador” e disse que Hulkenberg “não deveria estar ali”.
No entanto, minutos depois, ao assistir a outro replay, o CEO da McLaren percebeu o erro e decidiu agir de forma correta: procurou a Sauber para se desculpar e limpar o mal-entendido.
“Zak me enviou um pedido de desculpas logo em seguida. Ele também pediu desculpas pessoalmente a Nico”, confirmou Wheatley.
Emoção e rivalidade em meio à luta pelo título
Wheatley defendeu a reação de Brown e destacou o quanto o ambiente competitivo pode amplificar as emoções.
“Este é um esporte movido por paixão. Você tem duas equipes disputando um campeonato e de repente os dois carros se tocam na primeira curva. É natural reagir com emoção e buscar um culpado”, explicou o dirigente.
Segundo ele, Brown reconheceu o exagero e resolveu a situação rapidamente.
“Zak é um competidor, assim como todos nós. Depois que as emoções esfriaram, ficou claro que foi apenas uma reação de quem vive intensamente a Fórmula 1”.
Embora o toque não tenha encerrado a corrida de Hulkenberg, ele perdeu a chance de pontuar. Terminou a sprint em 13º lugar.
Porém, no domingo, o alemão deu a volta por cima: chegou em oitavo e voltou a marcar pontos pela primeira vez desde seu pódio em Silverstone, em julho.
“Tivemos um verdadeiro ‘efeito Hulkenberg’ neste fim de semana”, afirmou Wheatley. “Ele foi impecável desde o primeiro treino livre. Todas as críticas sobre sua performance em classificação ou sobre constância caíram por terra. O fim de semana foi praticamente perfeito”.
Verstappen domina e ameaça liderança de Piastri
Apesar da boa reação da Sauber, o grande nome do fim de semana em Austin foi Max Verstappen. O holandês não apenas venceu a sprint, mas também dominou o Grande Prêmio principal de ponta a ponta. Assim, reduziu ainda mais a vantagem de Oscar Piastri no campeonato.
Com cinco etapas restantes, Verstappen aparece agora 40 pontos atrás do australiano. No entanto, há apenas cinco corridas, essa diferença era de 104.
Desde que a Red Bull introduziu suas atualizações em Monza, o tetracampeão mundial reencontrou a forma dominante que o tornou imbatível nos últimos anos.
“Nunca se pode subestimar Max Verstappen”, alertou Wheatley, que trabalhou com ele na Red Bull. “A equipe é uma referência em performance e Max talvez seja o melhor piloto do mundo”.
“Eles descobriram mais velocidade no carro, e sinceramente, devem estar se perguntando por que não encontraram isso antes”.
Segundo Wheatley, a melhora da Red Bull é um aviso direto à McLaren.
“Se eu fosse a McLaren, olharia constantemente no retrovisor. Quando a Red Bull encontra ritmo, é muito difícil pará-los”.
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