Zak Brown: FIA foi muito clara sobre o limite de orçamento

quinta-feira, 13 de outubro de 2022 às 12:42

Zac Brown

Zak Brown disse que a FIA fez um ótimo trabalho com as equipes sobre o limite de orçamento. De acordo com o CEO da McLaren, as equipes foram autorizadas a fazer à FIA quantas perguntas quisessem em caso de ambiguidade ou dúvidas sobre as regras. Brown, portanto, acha que as equipes são totalmente responsáveis por qualquer violação do teto orçamentário.

Na segunda-feira, a FIA anunciou as conclusões de sua investigação sobre os relatórios financeiros das equipes de Fórmula 1 de 2021. A Red Bull foi considerada culpada de exceder o limite orçamentário. A equipe anunciou que estava “surpresa e decepcionada”, pois acreditava que havia ficado abaixo do limite. A FIA ainda não anunciou qual será a punição para isso.

A FIA tem as seguintes punições para o caso da Red Bull, que furou o limite em menos de 5%: Uma repreensão pública, uma dedução de pontos no campeonato de construtores, uma dedução de pontos no campeonato de pilotos, suspensão de uma ou mais etapas de uma competição (excluindo corridas), limitações em testes aerodinâmicos ou outros, ou a redução do limite de custos futuro.

Brown apoia o trabalho da FIA. O corpo diretivo também enfrentou muitas críticas. “Acho que agora é tudo sobre como (a FIA) lidará com isso daqui para frente. Acho que não podemos julgá-los por sua transparência. Foi bom que eles tenham dito: ‘Não será na quarta-feira, será na segunda-feira’. – eles foram claros”, disse o CEO da McLaren à RACER.

Brown: ‘FIA fez um trabalho muito bom’

De acordo com Brown, as equipes puderam ir à FIA ao longo da temporada para buscar esclarecimentos sobre questões relacionadas ao teto orçamentário. De acordo com o americano, cabe, portanto, às equipes cumprir o teto de custos. Uma violação não pode ser atribuída à incerteza ou altos gastos em determinados departamentos não relacionados ao desempenho do carro.

“A FIA tem sido inacreditavelmente colaborativa, comunicativa e clara. E se alguma coisa não ficou clara, a obrigação era das equipes de perguntar. A FIA fez um trabalho muito bom no limite de custos, e você podia ir até eles e perguntar qualquer coisa: ‘Ei, isso está incluído? Isso não está incluído?’ E quando você ultrapassa o orçamento, você ultrapassa o orçamento, por isso precisa ser tratado de forma rápida e transparente. ”

AS - www.autoracing.com.br

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