Zak Brown acusa a Red Bull de “trapaça”

segunda-feira, 17 de outubro de 2022 às 11:12

Zak Brown

Zak Brown, CEO da McLaren, alegou que a violação do teto orçamentário da Fórmula 1 cometida pela Red Bull “constitui trapaça”.

De acordo com o gpfans.com, Brown enviou uma carta ao presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, e ao CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, na quarta-feira passada. Entende-se que ela circulou entre todas as equipes que respeitaram o teto nesta segunda-feira.

“A violação do gasto excessivo e possivelmente dos procedimentos constitui trapaça porque oferece uma vantagem significativa nos regulamentos técnico, esportivo e financeiro”, escreveu Brown na carta, obtida pela BBC.

“A FIA realizou um processo extremamente minucioso, colaborativo e aberto. Nós inclusive tivemos um ano de ensaio (2020) com amplas oportunidades de buscar qualquer esclarecimento se os detalhes não estivessem claros. Então, não há razão para nenhuma equipe agora dizer que está surpresa”.

“A conclusão é de que qualquer equipe que gastou mais ganhou uma vantagem injusta no desenvolvimento tanto do carro atual quanto do ano seguinte”.

A FIA tem uma lista de punições à sua disposição quando se trata de violações leves, variando de uma reprimenda até a dedução de pontos nos campeonatos de pilotos e construtores.

“Nós não sentimos que apenas uma punição financeira seria adequada para uma violação de gasto excessivo ou de procedimento”, continuou Brown. “Precisa haver uma punição claramente esportiva nesses casos, como determinado pela FIA”.

“Nós sugerimos que o gasto excessivo deveria ser penalizado com a redução do teto orçamentário da equipe no ano seguinte e que a punição deveria ser igual ao valor excedido mais uma multa adicional”.

“Por exemplo, um gasto excessivo de $2 milhões em 2021 identificado em 2022 resultaria em uma dedução de $4 milhões em 2023 ($2 milhões compensando o gasto excessivo mais $2 milhões de multa)”.

“Para contexto, $2 milhões representa 25-50% de atualizações no orçamento do desenvolvimento anual do carro, portanto teria um benefício significativo e duradouro”.

“Além disso, nós acreditamos que deveria haver punições esportivas para violações leves de gasto excessivo, uma redução de 20% no tempo de CFD e túnel de vento. Elas deveriam ser aplicadas no ano posterior, mitigando a vantagem injusta que continuará beneficiando a equipe”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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