Zak Brown acha que essa é a melhor temporada de F1 deste século. Você concorda?
segunda-feira, 16 de setembro de 2024 às 17:14
Max Verstappen e Lewis Hamilton
Depois de uma temporada modorrenta e totalmente previsível em 2023, onde a mesma equipe, no caso a Red Bull, ganhou todas as corridas, exceto uma – a Fórmula 1 está atualmente passando por uma temporada incrivelmente imprevisível, deixando fãs de todo o mundo e equipes na ponta dos pés.
Com seis vencedores diferentes nas últimas oito corridas, representando quatro equipes diferentes, 2024 está se preparando para ser uma das temporadas mais competitivas da memória recente. Pode ser uma para rivalizar com algumas das grandes batalhas deste século, pelo menos.
O CEO da McLaren, Zak Brown, cujo piloto Lando Norris é atualmente o candidato mais próximo ao título de Max Verstappen, acredita que esta pode ser a melhor temporada de F1 que ele já viu desde que entrou para o esporte em 2016. “Não sei qual dessas quatro equipes pode vencer. Não sei qual desses oito pilotos pode vencer”, disse ele.
“Não me lembro da Fórmula 1 ter esse nível de competitividade”, disse ele aos repórteres na final da temporada da IndyCar no Superspeedway de Nashville, no Tennessee. Verstappen, cujo domínio em 2022, 2023 e início de 2024 quebrou recordes, ainda lidera a classificação. Mas sua última vitória foi em junho.
Depois do emocionante GP do Azerbaijão de ontem, onde Oscar Piastri, outro aspirante à McLaren, superou por pouco Charles Leclerc, da Ferrari – após luta ferrenha durante toda a corrida, agora pode ser o momento de avaliar se a declaração de Brown tem algum mérito.
Onde 2024 se classifica em comparação com as melhores temporadas deste século? Damos uma olhada mais de perto abaixo – e você pode dizer o que pensa nos comentários abaixo do texto.
2021-VERSTAPPEN VS. HAMILTON
A temporada de 2021 será lembrada para sempre pela intensa rivalidade entre Max Verstappen e Lewis Hamilton.
Afinal, tudo se resumiu à última volta da corrida final da temporada.
Grande parte dos fãs ainda estão assustados com a controvérsia sobre a decisão do safety car de Michael Masi, que abriu caminho para Verstappen capitalizar uma relargada na última volta com pneus novos e macios para ganhar seu primeiro título, negando a Hamilton – com pneus extremamente desgastados e duros – o recorde de oitavo título mundial de pilotos de F1.
Colisões e outras decisões questionáveis definiram essa era; exemplos notáveis incluem o GP do Bahrain, onde Michael Mais mudou as regras dos limites de pista no meio da corrida, o GP da Inglaterra em Silverstone, onde Hamilton e Verstappen colidiram na volta de abertura, o GP do Brasil, onde Verstappen não fiu punido por jogar Hamilton para fora da pista na curva do Lago, o GP da Arábia Saudita onde Verstappen realizou um brake teste em Hamilton na parte de mais alta velocidade da pista e não foi desclassificado.
O drama, somado ao alcance global da série Drive to Survive , da Netflix , atraiu milhões de novos fãs para o esporte.
2012-UMA BATALHA DE SETE VIAS
A temporada de 2012 começou com um número sem precedentes de sete vencedores diferentes nas sete primeiras corridas, demonstrando um nível de imprevisibilidade raramente visto na F1.
Fernando Alonso liderou o campeonato durante boa parte do ano, apesar de pilotar uma Ferrari menos competitiva.
Após um hiato de dois anos no esporte, o campeão mundial de 2007 Kimi Raikkonen retornou com a Lotus, para desgosto de seus contemporâneos.
Suas performances de retorno, incluindo uma vitória no GP de Abu Dhabi e sua famosa mensagem de rádio “Deixe-me em paz, eu sei o que estou fazendo”, aumentaram o drama e o entretenimento da temporada.
Foi Sebastian Vettel, no entanto, quem conquistou seu terceiro título consecutivo após uma dramática recuperação no GP do Brasil. Sua habilidade de se recuperar de uma colisão na primeira volta para terminar em sexto e garantir o campeonato consolidou seu status como um dos grandes da F1.
2007-RAIKKONEN, HAMILTON E ALONSO
Com apenas 22 anos, Lewis Hamilton surgiu em cena em 2007 como um dos pilotos novatos mais empolgantes da história do esporte.
O que tornou a ascensão de Hamilton à fama ainda mais dramática foi sua disputa acirrada pelo título contra seu companheiro de equipe na McLaren e atual bicampeão, Alonso, e também contra Raikkonen, que estava numa Ferrari ligeiramente superior na época.
A batalha pelo campeonato chegou ao fim e, embora Hamilton tenha perdido o título por apenas um ponto, ele já havia se estabelecido como uma grande estrela no esporte.
Raikkonen, com a ajuda de seu companheiro de equipe Felipe Massa, roubou o campeonato na corrida final no Brasil, vencendo por apenas um ponto.
Qual temporada dessas foi a mais emocionante, incluindo 2024, que ainda não acabou e ninguém sabe como acabará?
É uma resposta difícil.
2024 melhor F1, F1 equilíbrio, F1 fantástica 2024, formula 1, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.