Yamaha suspende Viñales do GP da Áustria

quinta-feira, 12 de agosto de 2021 às 9:12

Maverick Viñales

Maverick Viñales, piloto da Yamaha na MotoGP, foi suspenso do GP da Áustria deste fim de semana por sua própria equipe.

A Yamaha deu a entender na manhã desta quinta-feira que Viñales pode ter danificado intencionalmente sua M1 durante a corrida do último fim de semana no Red Bull Ring.

De acordo com uma breve declaração divulgada pela equipe, Viñales foi retirado da prova deste fim de semana na Áustria devido à “operação irregular inexplicável da moto por parte do piloto durante o fim de semana passado” e não será substituído.

“A decisão da Yamaha foi tomada após uma análise profunda da telemetria e dos dados nos últimos dias”, explicou a equipe.

“A conclusão da Yamaha é que as ações do piloto poderiam ter causado danos significativos no motor de sua YZR-M1, o que traria sérios riscos para o próprio piloto e possivelmente para todos os outros competidores na corrida da MotoGP”.

Viñales fez sua melhor largada do ano no GP da Estíria e estava na disputa pelo pódio até a bandeira vermelha provocada pelo acidente envolvendo Dani Pedrosa e Lorenzo Savadori.

Contudo, Viñales perdeu posições após a relargada, relatando uma série de problemas técnicos incluindo na embreagem, mensagens irregulares no painel, falhas intermitentes das ajudas de pilotagem eletrônicas e um pneu ruim.

Ele chegaria em último lugar pela segunda vez em três corridas, mas abandonou na penúltima volta.

No entanto, a Yamaha agora deixou claro que acredita que Viñales sabotou deliberadamente a moto – uma alegação quase inédita que, se for provada, certamente significará sua saída imediata da equipe.

Ele já deixaria a equipe no final da temporada 2021 após quebrar seu contrato. Acredita-se que ele está perto de fechar um acordo com a Aprilia para 2022, substituindo Savadori na equipe italiana.

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.