WRC – Loeb lidera nesta sexta-feira na França

sexta-feira, 5 de outubro de 2012 às 17:49

Sebastien LoebSebastien Loeb é o líder após o primeiro dia de disputa do Rally da França. Correndo em casa, o piloto da Citroen tem uma vantagem de 13s1 para o segundo colocado, Jari-Matti Latvala (Ford).

Loeb liderou desde o começo. O finlandês esteve mais próximo pela manhã, mas à tarde o francês foi abrindo vantagem. Já foram disputados oito estágios.

Mikko Hirvonen (Citroen), o único piloto que ainda pode ameaçar o nono título de Loeb, está em terceiro, 32s6 atrás. O finlandês tem 0s7 de vantagem para o quarto colocado, Petter Solberg.

Dani Sordo (Prodrive Mini), Thierry Neuville (Citroen Junior), Mads Ostberg (Adapta Ford), Ott Tanak (M-Sport Ford), Evgeny Novikov (M-Sport Ford) e Sebastien Chardonnet (FFSA Citroen) completam os dez primeiros.

 

Brasileiro supera revés mecânico e completa segundo dia do WRC na França

A sexta-feira já começou com uma decisão difícil para todos pilotos que participavam da 11ª rodada do Mundial da FIA, pois as equipes tiveram que fazer uma aposta sobre o tempo para decidir qual pneu utilizar. Por conta da forte chuva no dia anterior, Daniel optou por largar com quatro pneus macios e levou dois duros como reserva. No entanto, o clima permaneceu seco e acabou prejudicando o piloto baiano. “Iniciamos de forma cautelosa e apenas tentamos encontrar o ritmo adequado. Os estágios estavam secos e rápidos e os pneus macios podem não ter sido a melhor opção”, afirmou Oliveira, que posteriormente fez a troca dos quatro pneus durante o Serviço Remoto de 15 minutos na cidade de Colmar e seguiu para a segunda fase do dia.

A parte da tarde apresentou mais um problema para o piloto de 27 anos, quando o semieixo traseiro de seu Ford Fiesta WRC RS quebrou na especial SS5, a quarta do dia. Daniel e seu co-piloto Carlos Magalhães não sentiram nenhuma pancada forte, mas perceberam que o veículo estava instável. “Eu fui um pouco fora em uma curva e a roda traseira esquerda tocou o cascalho. Perdi a dirigibilidade do carro e provavelmente bati em algo que tocou o eixo de transmissão. Precisei reduzir a velocidade, e, ao final da quinta especial, encontramos o semieixo traseiro quebrado”, disse Oliveira.

Embora o problema tenha sido detectado, o itinerário não permitia que Daniel consertasse seu carro, já que no WRC os Parques de Assistência Remota só podem ser utilizados em momentos específicos definidos previamente. Oliveira conversou com sua equipe, que é gerenciada pela equipe austríaca Stohl Race, e arriscou continuar. “Eu queria terminar este dia de qualquer jeito, então mesmo sem poder fazer a assistência técnica seguimos a corrida, numa velocidade reduzida. Fiquei muito satisfeito por ter conseguido terminar o dia de hoje. Não foi nada fácil”, afirmou.

Mesmo com o inconveniente, o brasileiro conseguiu terminar a prova em 24° lugar na classificação geral (de 67 participantes) e aguarda nova oportunidade neste sábado.

Rota de amanhã

Com trechos muito mais rápidos, o terceiro dia será realizado em toda a região da Alsácia. A principal novidade em relação aos anos anteriores é uma etapa de 23,92km em Bas-Rhin, chamada de Pays de la Haute-Ruche, que vai explorar a velocidade dos pilotos, seguindo até a especial Steige e Charbonnière, nas montanhas.

Dia 2 – Parciais

SS2 Hohlandsbourg-Firstplan 1 (28,67 km) | 25º) +1m31s / 24º Geral
SS3 Vallee de Munster 1 (22,16 km) | 18º) +45m6s / 23º Geral
SS4 Soultzeren-Pays Welche 1 (19,93 km) | 18º) +39s / 22º Geral
SS5 Hohlandsbourg-Firstplan 2 (28,67 km) | 23º) +1m12,7s / 21º Geral
SS6 Vallee de Munster 2 (22,16 km) | 18º) +45,6s / 23º Geral
SS7 Soultzeren-Pays Welche 2 (19,93 km) | 28º) +1m23,6s / 24º Geral
SS8 Mulhouse (4,65 km) | 32°) +30,7s / 24º Geral

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.