WRC – Loeb é o líder do Rally da Nova Zelândia

sábado, 23 de junho de 2012 às 13:20

Sebastien Loeb é o líder do Rally da Nova Zelândia. Após dois dias de disputa e 15 estágios, o piloto da Citroen tem 6s4 de vantagem para o segundo colocado, seu companheiro de equipe Mikko Hirvonen.

O finlandês se aproximou do francês nos estágios da manhã de sábado, mas à tarde a diferença aumentou. Petter Solberg (Ford) está 1min33s atrás das Citroens, em terceiro.

A dupla da M-Sport Ford, Evgeny Novikov e Ott Tanak, está na luta pela quarta posição. Thierry Neuville (Qatar Citroen) é sexto, seguido por  Dani Sordo (Prodrive Mini) e Jari-Matti Latvala (Ford), que se recupera de um erro cometido na sexta-feira.

Paulo Nobre/Edu Paula continua na disputa do Rally da Nova Zelândia
 
Na Nova Zelândia desde o início da semana, a dupla Paulo Nobre/Edu Paula se mantém firme na disputa da sétima etapa do WRC. Neste sábado, foi disputado o segundo dia de prova e, mais uma vez, os brasileiros se saíram bem e conseguiram completar o percurso de 629,93 km, entre trechos cronometrados e deslocamento, que é o objetivo da dupla, além de conseguir pontuar.

Com uma diferença de 15 horas entre Brasil e Nova Zelândia, Nobre/Paula já completou a segunda etapa da competição e, apesar de abrir o percurso, finalizou o dia na 18º colocação. “Abrir a prova é sempre um desafio, pois a estrada ainda está sem o trilho, que é o local no qual há mais gripe. Pegar aquela britinha não é fácil, ainda mais aqui, onde as estradas são todas onduladas e o carro parece que está surfando ou dançando, como falou o Latvala! Mas, para nós é difícil de qualquer forma, então eu prefiro logo o desafio de abrir sempre que é possível!”, explicou Palmeirinha.

O que marcou a etapa foi o piso, que tinha o formato abaloado que só é encontrado nas estradas neozelandesas. “Hoje, as especiais eram aquelas bem características da Nova Zelândia. Muito onduladas mesmo! E largar na frente do Ketoma (Jari) foi um desafio a parte. Entretanto, como elas eram menores que as de ontem e como hoje andamos melhor, ele não nos alcançou nenhuma vez, o que foi melhor para ele e para nós!”, completou Nobre.

“O ritmo hoje foi bem melhor que ontem, a navegação bateu bem e principalmente na parte da tarde o Paulo estava bem confiante e se soltou mais, acho que deve ter sido o sanduíche que ele comeu no apoio remoto do meio do dia!”, contou Edu Paula.

Mas a dupla também passou por dois sustos ao longo da disputa. Por duas vezes eles rodaram no trecho, mas conseguiram  retomar a prova sem nenhum problema.

” A segunda rodada foi mais tranquila. Aconteceu quando faltava  300 metros para o final da última especial do dia. O carro nem morreu, foi só esperar parar e acelerar até a chegada! Mas, a primeira rodada foi 180 graus em uma curva fechada, que no meio dela fechava mais ainda. Isso aconteceu na parte da manhã, onde não tinha trilho e o escape era um senhor barranco.  Acho que, se tivéssemos caído lá, só conseguiríamos sair com a ajuda de um trator. Mas paramos virados para a contra-mão, demos um cavalo de pau e acabou ficando só no susto mesmo, mas o dia hoje valeu super”, festejou Palmeirinha.

Paulo Nobre não perde nenhuma chance de ganhar conhecimento para melhorar a sua performance e hoje o grande conselheiro do dia foi o piloto finlandês Jari-Matti Latvala. “Hoje o Latvala, que largava quatro carros atrás de nós, veio puxar papo. Eu aproveitei e pedi uma dica sobre um salto em uma ponte, que tinha no final de uma especial. Segui a risca o conselho dele e, pelo jeito, o salto saiu bom!”, comemorou o piloto.

A terceira e última etapa do Rally da Nova Zelândia, sétima rodada do WRC, contará com 338,31 km de rali, sendo 276,98 de deslocamento e apenas 61,33 km de trechos cronometrados.

Classificação do Rally da Nova Zelândia
1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3), 3h27min51s9
2º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3), a 6s4
3º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta), a 1min33s3
4º Evgeny Novikov/Dennis Giraudet (Ford Fiesta), a 2min02s5
5º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta), a 2min23s8
6º Thierry Neuville/NicolasGilsoul (Citroen DS3), a 2min47s2
18º Paulo Nobre/Edu Paula (Mini Cooper), a 27min47s7

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.