WRC – Loeb confirma nono título com vitória no Rally da França

domingo, 7 de outubro de 2012 às 10:38

Sebastien LoebSebastien Loeb alcançou o seu nono título consecutivo no WRC neste domingo em grande estilo. Correndo em casa, o piloto da Citroen venceu pela sexta vez o Rally da França, sua oitava vitória em 2012 e 75ª na carreira.

Loeb, que a partir do próximo ano não disputará mais o campeonato de forma integral, dominou o evento desde o começo. Seu companheiro de equipe Mikko Hirvonen, o único que ainda poderia superá-lo na classificação, foi apenas o terceiro, resultado que deu à Citroen o título de construtores.

Demais ocupantes do pódio, Jari-Matti Latvala e Hirvonen nunca foram uma real ameaça a Loeb. A diferença do vencedor para o finlandês da Ford ficou em 15s5. O terceiro colocado ficou 44s1 atrás.

Com o abandono de Petter Solberg (Ford), o quarto lugar ficou nas mãos de Thierry Neuville (Citroen Junior). Mads Ostberg (Adapta Ford), Ott Tanak (M-Sport Ford), Evgeny Novikov (M-Sport Ford), Chris Atkinson (Italia Mini), Martin Prokop (Czech Ford) e Sebastien Chardonnet (FFSA Citroen) completaram os dez primeiros.

Problema no carro tira brasileiro no último dia   

O piloto da equipe Brazil World Rally Team não pôde completar a última etapa do WRC Rallye de France. Em um dia de muita chuva, lama e pista escorregadia, Daniel Oliveira teve que abandonar a prova após uma falha mecânica na suspensão de seu Ford Fiesta WRC RS, durante a SS18 Bischwiller-Gries (7,95km). Outros 14 pilotos, incluindo o campeão espanhol Dani Sordo (MINI), também tiveram que deixar o rally por problemas mecânicos.

Daniel Oliveira havia feito boas parciais na sexta-feira e no sábado e assumia a 21ª posição no geral. Sua melhor passagem foi na SS13, que ocorreu no sábado, quando o baiano conseguiu a 15ª colocação, apenas 40 segundos atrás do líder da especial, Javi-Latti Latvala (Ford).

De acordo com o Gerente Técnico do BWRT, Manfred Stohl, este problema não deve desanimar o piloto de 27 anos. “Daniel está evoluindo a cada dia e ontem mostrou que pode estar em breve entre os melhores. Basta disputar mais provas e fazer mais testes com os carros de rally. Infelizmente tivemos um problema mecânico mas valeu a experiência, que fortalece a trajetória de todo piloto jovem como ele”, explicou Manfred, Campeão Mundial de Rally na categoria Production e proprietário da Stohl Racing, que gerencia o carro de Oliveira.

Desapontado, Daniel lamentou o abandono da prova mas se diz satisfeito com sua performance nos asfaltos da França. “Fico chateado porque gostaria muito de terminar este rally. Vínhamos bem, ganhando ritmo e confiança… mas falhas mecânicas podem ocorrer. Tudo faz parte do meu aprendizado e se problemas acontecem com pilotos muito mais experientes também estou sujeito a isso. De qualquer forma fiz um bom rally, continuarei meus treinamentos para poder brigar pelo pódio no WRC e agradeço o BWRT, a Stohl Racing e meu co-piloto Carlos Magalhães pela oportunidade”, afirmou.

O próximo compromisso de Daniel Oliveira é o Rally da Espanha, último do ano, que será realizado entre os dias 8 e 11 de novembro na cidade de Salou, a 125km de Barcelona.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.