WRC – Kubica lamenta erros no Rally da Suécia

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014 às 16:18

Robert Kubica no Rally da Suécia

O ex-piloto de F1 da BMW Sauber e Renault, Robert Kubica, disse que vai agora se recompor e focar no México, na esteira de uma corrida muito difícil no Rally da Suécia.

Kubica estava fazendo sua estreia no evento, na semana passada, na segunda rodada do FIA World Rally Championship de 2014, e terminou a primeira etapa na décima primeira posição geral – uma boa exibição, especialmente tendo em conta que era o seu primeiro contato com um rally completo na neve.

O polonês depois subiu na pontuação e estava em décimo no segundo dia com seu Ford Fiesta RS WRC da RK M-Sport World Rally Team, apesar da sua inexperiência na neve. No entanto, à tarde ele saiu da pista e perdeu mais de 10 minutos. Este erro foi agravado por mais duas escapadas nas restantes onze etapas, o deixando com um humilde e um pouco decepcionante 24º lugar no final, embora ainda marcasse quatro pontos para a equipe nos construtores.

“Finalmente chegamos até o final, que era o nosso objetivo mas, infelizmente, com erros”, refletiu Kubica.

“Foi um evento muito difícil, e ganhei muita experiência que só irá nos ajudar no futuro. Quero dizer que estava ansioso para terminar este rally, e fizemos isto. Claro que não da maneira que gostaria de ser, mas chegar ao final é a mesma experiência”, continuou ele.

“Eu cometi um erro estúpido na sexta-feira [na SS12] com um pouso estranho depois de um salto – não muito feliz. Depois de uma subida, havia uma curva fechada e pousamos um pouco fora da linha, nos bancos de neve que eram muito macios e que nos prenderam. Foi uma nova experiência mais do que qualquer outra coisa”.

“Depois disso, ficou ainda mais difícil e no SS14 eu acho que estávamos pilotando realmente muito bem até perto do final. Eu perdi o traçado, toquei em outro banco, e mais uma vez fiquei preso. Tenho que agradecer a todos os fãs, porque sem eles acho que ainda estaria lá!”

“Então, tivemos um outro momento na SS20, no sábado [último dia]. Foi um erro meu no reconhecimento: Eu não marquei que a curva se fechava e quando entrei pelo traçado de dentro tivemos muita saída de frente. Derrapamos para um outro banco de neve e perdemos muito tempo”.

“Estes erros na SS14 e na SS20 foram um pouco loucos. Mas, pilotando devagar e com cuidado [como fiz depois da SS12] eu não piloto como deveria e cometo mais erros do que quando estou dirigindo rápido”, acrescentou.

“No geral, quando estávamos em boa forma e dirigindo rápido, acho que fazíamos um bom rally, especialmente considerando as condições“.

“Cometemos erros, mas sei as razões e agora só precisamos recompor e concentrar no Rally do México”, ele resumiu.

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.