WRC – Daniel Oliveira se recupera em segundo dia do Rally da Espanha

sábado, 10 de novembro de 2012 às 20:28
Daniel Oliveira em 2012

Daniel Oliveira

As estradas de asfalto da Catalunha foram uma oportunidade para o piloto da equipe Brazil World Rally Team se recuperar de um primeiro dia de rally com muita chuva e lama nas pistas de cascalho, situação que prejudicou outros nove pilotos que tiveram que abandonar a etapa de sexta-feira. Neste sábado, o baiano Daniel Oliveira conseguiu, ao lado de seu co-piloto português Carlos Magalhães, retornar à prova e subir do 35° para o 20° lugar no Rally RACC da Espanha, última etapa do ano do Campeonato Mundial de Rally FIA.

A bordo do Ford Fiesta RS WRC, gerenciado pela equipe austríaca Stohl Racing, o brasileiro de 26 anos optou por estabelecer um ritmo cauteloso, já que havia ameaça de chuva.

“Nas primeiras etapas da manhã o asfalto estava muito escorregadio e, em alguns trechos, com lama. Foi um dia pesado, principalmente por conta da especial El Priorat, que tinha mais de 45km de extensão. Já na primeira especial da tarde o problema foi outro. Escolhemos pneus macios de reserva, tivemos que trocar um deles e como a chuva não veio ficou muito difícil segurar o carro. Mesmo tendo ganhado algumas posições, acredito que eu teria ido ainda melhor se estivesse com pneus duros, mas tivemos um bom dia e amanhã faremos um bom trabalho”, afirma Daniel.

Loeb na liderança

O norueguês Mads Ostberg (Ford) terminou o primeiro dia na liderança mas caiu para o 5° lugar neste sábado. Apesar do espanhol Dani Sordo (MINI) ter surpreendido ao vencer Sébastien Loeb (Citröen) na especial SS11, o francês manteve o favoritismo e terminou o dia na liderança da competição. O brasileiro Paulo Nobre (MINI), que também teve que abandonar a prova de ontem, terminou a etapa de hoje em 40° lugar.

O dia de amanhã

O último dia de prova começa perto da base em Salou e, em seguida, será transferido para alguns quilômetros ao sudeste da cidade. Lá, haverá o retorno das especiais Riudecanyes (16,35 km) e Serra d’Almos (4,11 km), que foram utilizadas ​​pela última vez em 2010. A especial Santa Marina é a etapa mais longa, com 26,51 km de extensão, e será a sede da Power Stage. Cada especial vai ser repetida uma vez, com uma visita ao Parque de Assistência no horário de almoço. Ao todo, os pilotos percorrerão 93,94km competitivos neste domingo.

Classificação Geral – Dia 2 (10/11)

1  – Sébastien Loeb (Citroën): 3h:16m:14s.1
2  – Jari-Matti Latvala (Ford): + 0,27s
3  – Mikko Hirvonen (Citroën DS3): + 1m:14s,1
4  – Ott Tanak (Ford): + 1m:28s,8
5  – Mads Ostberg (Ford): + 1m:31s,4
5  – Hans Wiejs (Citroën): + 12m:26s,2
7  – Craig Breen (Ford): + 6m:00s,9
8  – Evgeny Novikov (Ford): + 13m:25s,1
9  – Jarkko Nikara (MINI): + 13m:39s,1
10 – PG Andersson (PROTON): + 15m:45s,5
20 – Daniel Oliveira (Ford): +28m:25s,6
40 – Paulo Nobre (MINI): +42m:32s,1

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.