WRC – Daniel Oliveira faz treinamento especial para Rally da França

segunda-feira, 24 de setembro de 2012 às 17:04
Daniel Oliveira em 2012

Daniel Oliveira

O piloto da equipe Brazil World Rally Team (BWRT), Daniel Oliveira, está realizando testes em seu Ford Fiesta RS WRC como preparação para a 11ª etapa do Campeonato Mundial de Rally, que será realizada de 04 a 07 de outubro na cidade de Estrasburgo, França.

Daniel e seu navegador português, Carlos Magalhães, percorreram 130 km de uma estrada de asfalto no município de Stambach, região sudeste da Áustria, que é normalmente utilizada como uma das especiais do Campeonato Austríaco.

“Foi um dia muito bom de trabalho. O teste foi realizado em condições de pista seca, mas no fim do dia utilizamos a estrada molhada para testar os compostos duros e macios de pneus em caso de chuva”, afirmou Oliveira, que está sendo orientado pelo experiente piloto Manfred Stohl e sua equipe, a Stohl Race.

Nos próximos dias, Daniel Oliveira finalizará as configurações do carro e viajará para a França para fazer o reconhecimento da pista onde será realizado o rally. No dia 04 de outubro, o brasileiro irá participar do Shakedown, último teste antes do início da prova. Na sexta-feira, dia 05 de outubro, começam as provas cronometradas. No total, serão cerca de 375 km percorridos ao longo dos três dias de competição.

Entenda o WRC

O World Rally Championship, ou Campeonato Mundial de Rally, é organizado e regulamentado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), responsável também pela Fórmula 1, e é realizado em perigosas pistas de asfalto, cascalho, terra e gelo, e em ambientes como desertos, florestas e neve, sempre com a duração de três dias. Cada dia de prova é denomidado de etapa, e cada etapa é dividida em Estágios Especiais, que são os trechos cronometrados a serem percorridos. Os pilotos (sempre acompanhados de seus co-pilotos) fazem a largada em um carro por vez, em intervalos de dois minutos. O número de Estágios Especiais varia de acordo com cada prova. Em média são de 15 a 25 especiais somando-se os três dias de competição. Vence quem fizer a soma dos trechos dos Estágios Especiais no menor tempo.

O WRC tem cerca de 720 milhões de fãs no mundo todo, espalhados pelas 13 sedes que recebem o campeonato, que em 2012 foram: Mônaco, Suíça, México, Portugal, Argentina, Grécia, Nova Zelândia, Finlândia, Alemanha, País de Gales, França, Itália e Espanha. O itinerário costuma ser alterado a cada ano e a FIA está estudando organizar uma etapa brasileira do WRC em 2014.

Um baiano conquistando a Europa

Daniel Oliveira nasceu em Salvador, Bahia, e sua primeira experiência dentro do automobilismo foi nas competições de kart, onde conquistou dois campeonatos e um vice-campeonato estadual. Apesar de ter passado alguns anos fora das pistas, ele decidiu voltar às competições em um ambiente completamente diferente, trocando os autódromos pelas estradas abertas, e conquistou três vice-campeonatos, no Rally Cerapió, Rally RN 1500 e na Mitsubishi CUP.

Em 2011, Daniel fez sua primeira experiência no Campeonato Mundial de Rally, ao mesmo tempo em que o Brazil World Rally Team estreava no WRC, na arena internacional do Rally de Portugal. Neste mesmo ano, Oliveira correu 11 etapas e terminou a temporada atingindo uma marca história ao ser o primeiro piloto brasileiro a conseguir sete pontos no Campeonato de Construtores para a sua equipe. Aos 27 anos, Daniel Oliveira é reconhecido como um piloto veloz que está ganhando espaço na modalidade e é considerado a promessa brasileira no WRC.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.