WRC – Chuva faz “vítimas” no Rally da Espanha

sexta-feira, 9 de novembro de 2012 às 14:18
Daniel Oliveira em 2012

Daniel Oliveira

A forte chuva, que resultou em pistas escorregadias e muito barro, prejudicou os pilotos do Rally da Espanha nesta sexta-feira. Os noroegueses Petter Solberg (Ford) e Andrea Mikkelsen (Volkswagen) e o belga Thierry Neuville (Citröen) perderam o controle do carro e bateram em uma rocha, forçando-os a abandonarem a prova de hoje. O mesmo aconteceu com o espanhol Dani Sordo (Mini), que teve o câmbio de seu veículo danificado após uma batida. Daniel Oliveira fazia uma boa prova e estava no 11° lugar, quando saiu da pista em uma curva na especial SS3 e não conseguiu voltar, por conta da lama. Ele retorna para a competição amanhã.

“Vínhamos bem numa zona de curvas rápidas e na mais lisa delas o carro escapou na saída. Ficamos atolados fora da pista e não conseguimos mais voltar. É triste pois vinha atingindo meus objetivos com relação aos tempos, mas faz parte do rally. Amanhã vamos acelerar e representar o Brasil em mais uma etapa do mundial”, afirmou Daniel, que é piloto da equipe Brazil World Rally Team.

Daniel Oliveira e seu co-piloto Carlos Magalhães voltam à prova amanhã, obedecendo as regras do Campeonato Mundial de Rally, a bordo do Ford Fiesta RS WRC, gerenciado pela equipe Stohl Racing.

Entenda o WRC

O World Rally Championship, ou Campeonato Mundial de Rally, é organizado e regulamentado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), responsável também pela Fórmula 1, e é realizado em perigosas pistas de asfalto, cascalho, terra e gelo, e em ambientes como desertos, florestas e neve, sempre com a duração de três dias. Cada dia de prova é denomidado de etapa, e cada etapa é dividida em Estágios Especiais, que são os trechos cronometrados a serem percorridos. Os pilotos (sempre acompanhados de seus co-pilotos) fazem a largada em um carro por vez, em intervalos de dois minutos.

O número de Estágios Especiais varia de acordo com cada prova. Em média são de 15 a 25 especiais somando-se os três dias de competição. Vence quem fizer a soma dos trechos dos Estágios Especiais no menor tempo.

O WRC tem cerca de 720 milhões de fãs no mundo todo, espalhados pelas 13 sedes que recebem o campeonato, que em 2012 foram: Mônaco, Suíça, México, Portugal, Argentina, Grécia, Nova Zelândia, Finlândia, Alemanha, País de Gales, França, Itália e Espanha. O itinerário costuma ser alterado a cada ano e a FIA está estudando organizar uma etapa brasileira do WRC em 2014.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.