World Series – Temporada termina neste domingo na Espanha

quarta-feira, 5 de outubro de 2011 às 20:46

worldseries-anegrao11Fim de temporada e fim de um ciclo que já dura quatro anos para a World Series by Renault. A categoria, que revelou entre outros pilotos o polonês Robert Kubica e o alemão Sebastian Vettel para a Fórmula 1, disputa neste fim de semana no circuito de Barcelona, na Espanha, sua última corrida de 2011. E se despede do chassis Dallara que vem sendo usado na competição desde 2008. A organização do campeonato já apresentou o novo pacote técnico para o campeonato do ano que vem, o que faz das corridas deste fim de semana, de certa forma, um momento histórico para a categoria.

“Os carros das principais categorias do mundo recebem atualizações constantes, com o objetivo de melhorar a performance, a competitividade e, também, a segurança”, opinou o brasileiro André Negrão, que disputa sua primeira temporada na World Series pela equipe italiana International Draco Racing. “E, depois de algumas temporadas, chegou o momento da World Series passar por uma atualização. Já temos com o equipamento de hoje uma condição de corrida muito rápida e competitiva, e esperamos um cenário ainda melhor no ano que vem”, declarou o brasileiro.

Para os pilotos que pretendem continuar na World Series em 2012, a chegada do novo carro é um fator que motiva ainda mais a busca pela melhor performance. Isso porque o novo monoposto ficará mais parecido com o atual carro da Fórmula 1 – categoria que é o objetivo final de todo o grid da F-Renault 3.5. O novo chassis produzido pela Dallara – empresa italiana que também fabrica carros para a GP2, GP3, Indy Lights e F3 -, tem como principal novidade a asa traseira móvel, que movimenta a temporada 2011 da Fórmula 1 com as ultrapassagens que proporciona.

Além disso, o novo carro terá 15 quilos a menos e 50 cavalos de potência a mais que o atual (613 kg e 530 cv). Os primeiros testes mostraram que esse novo bólido pode ser até 2s6 mais rápido que o carro usado nas últimas quatro temporadas.

“Normalmente, quando se muda um carro, fala-se mais do modelo novo do que do antigo, e isso é natural. Mas no meu caso, tenho um carinho especial pelo atual carro da World Series, que foi o primeiro modelo de grande potência que pilotei. Foi com esse equipamento que me aproximei um pouco do sonho de chegar à Fórmula 1, então vou me lembrar deste aprendizado por toda a minha carreira.”, acrescentou Negrão.

Uma etapa equilibrada – A última rodada dupla da temporada 2011 da World Series tende a ser, na opinião de André Negrão, a mais equilibrada do campeonato. E os motivos são simples: além de ser realizada em uma pista já conhecida por boa parte do grid, a etapa final deve equilibrar o desempenho dos pilotos que, como André Negrão, fazem sua primeira temporada na categoria.

“Barcelona é um dos circuitos mais usados para testes e corridas na Europa, então é quase como se no Brasil estivéssemos competindo em Interlagos. Acredito que conhecer a pista não será problema, e como estamos no final do campeonato, já houve tempo suficiente até mesmo para os novatos se adaptarem ao carro. Por isso a tendência é de muito equilíbrio”, comentou o brasileiro.

FH – www.autoracing.com.br

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