World Series – Mau tempo ameaça testes na Espanha

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 às 15:29
André Negrão

André Negrão

Rigoroso e atingindo até os países do sul do continente, acostumados a temperaturas mais amenas nesta época do ano, o inverno na Europa ameaça complicar a abertura dos testes de pré-temporada da World Series by Renault no fim de semana no circuito de Motorland Aragón, na Espanha. Os ensaios serão abertos amanhã com previsão de chuva e as condições poderão se agravar no encerramento da primeira bateria de treinos no sábado, quando a meteorologia trabalha com a previsão de neve no período da manhã. “Já começou a piorar hoje, mas ainda espero que o tempo nos ajude. Afinal, o shakedown de Monza na semana passada foi cancelado por causa de uma forte nevasca”, afirmou André Negrão, um dos quatro brasileiros que disputarão o campeonato da Fórmula Renault 3.5, a principal divisão da WSR.

A organização agendou três treinos coletivos antes do início do calendário, marcado para 6 e 7 de abril em Monza. Nestes dois primeiros dias, serão sete horas de pista aberta divididas em duas sessões. “Temos mais de 500 coisas para fazer. Vamos começar checando o funcionamento do motor, a eletrônica, as asas traseiras móveis e a suspensão. Só depois é que vamos mexer nas molas e no acerto geral do carro”, explicou Negrão, que estará defendendo a equipe Draco pelo terceiro ano seguido.

Embora com apenas 20 anos, o paulista Negrão é o mais experiente do quarteto nacional. Os brasilienses Yann Cunha (AV Formula) e Lucas Foresti (SMP/Comtec) estrearam em 2012 e o paranaense Pietro Fantin (Arden Caterham) deixou a Fórmula 3 inglesa para se incorporar a uma das principais categorias de acesso à Fórmula 1 em 2013. A capacidade total do grid – 26 carros – voltou a se alcançada, confirmando a importância da Fórmula Renault 3.5 no processo de formação dos jovens pilotos.

Com o 15º lugar na classificação geral e o 3º lugar em Nurburgring como ponto alto de sua campanha no ano passado, Negrão tem agora uma meta muito mais ambiciosa: terminar entre os cinco melhores ao final das nove rodadas duplas. O conhecimento das pistas – além de Monza, a Fórmula Renault 3.5 passará por Motorland Aragón, Mônaco, Spa, Moscou, Red Bull Ring, Hungaroring, Paul Ricard e Barcelona – e do carro deve ajudá-lo a alcançar o objetivo. “O carro é praticamente o mesmo. Mudaram apenas o câmbio, que agora é de alumínio e não de magnésio. A ideia é que a durabilidade aumente”, explicou Negrão.

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