Wolff: Tempos de 2026 estão “lentos demais” no simulador
terça-feira, 16 de julho de 2024 às 9:30
Fórmula 1 2026
A Fórmula 1 corre o risco de se tornar “lenta demais” com a estreia do regulamento de 2026 como está escrito atualmente, admite Toto Wolff.
Muitos estão prevendo que a Mercedes sairá novamente na frente, mas até mesmo Wolff admite que está preocupado com os tempos de volta que estão sendo vistos nas simulações.
“Nós precisamos de carros que tenham o mínimo de arrasto possível nas retas, mas ainda tenham downforce suficiente para serem rápidos nas curvas”, declarou ele à emissora austríaca ORF.
De fato, o componente elétrico do motor híbrido de 2026 é tão extremo que os dirigentes ainda estão ajustando o regulamento do chassi.
Wolff alertou: “O que temos agora é lento demais. Às vezes, os tempos de volta são dez segundos mais lentos do que hoje. Mas a F1 sempre foi o berço da inovação e estou convencido de que os carros se tornarão rápidos novamente com as criações dos engenheiros”.
O austríaco acredita que, mesmo que os tempos de volta sejam afetados em 2026, muitos espectadores não se importariam ou nem mesmo notariam.
“Os carros ainda são muito mais rápidos do que qualquer outra coisa que existe. Você também precisa perceber que há pouca diferença para os telespectadores. Os carros da Indy também parecem velozes, mas são 20 segundos mais lentos do que os F1”.
Entretanto, Wolff concorda com aqueles que acham que a F1 está indo por um caminho extremo ao exigir que 50% da potência em 2026 seja elétrica.
“Talvez pudesse haver um pouco menos de bateria e um pouco mais de motor de combustão. Afinal, já estaremos operando inteiramente com combustível 100% sustentável, portanto certamente poderíamos ter feito alguns ajustes. De qualquer forma, é tarde demais para isso agora”.
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