Wolff: Taxa maior para a Cadillac ainda não é suficiente
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 às 9:50
Toto Wolff
Toto Wolff criticou o tamanho da nova taxa que deverá ser paga pela Cadillac antes de sua estreia na Fórmula 1 em 2026.
Apesar da Liberty Media, proprietária da F1, relutantemente ter concordado em deixar a 11ª equipe entrar na categoria, as competidoras existentes continuam se opondo com base no fato de que sua parte da receita comercial será diluída.
Originalmente, a taxa de compensação projetada para mitigar as perdas era de $200 milhões, mas as equipes têm feito lobby para que seja muito maior – supostamente até $600 milhões.
Isso apesar de Wolff, chefe e coproprietário da Mercedes, admitir que o projeto de F1 da marca alemã agora é lucrativo.
“Graças ao teto orçamentário e à explosão da F1, as equipes estão ganhando dinheiro ao invés de queimá-lo como costumavam fazer”, disse ele à Auto Motor und Sport.
“Estamos tendo um lucro real. A taxa de lucratividade é de 30 a 35% antes dos impostos. Isso até compensa os custos do motor. O velho clichê de que a F1 só queima dinheiro é história. O ponto principal é que a F1 nunca foi tão saudável quanto é hoje”.
No entanto, ele admite que ainda tem preocupações sobre a entrada da Cadillac na F1.
“Se eles estão vindo agora com um esforço de fábrica, investindo um orçamento de marketing correspondente na F1, isso é um valor agregado para a categoria”, acrescentou Wolff.
Ele também admite que a Cadillac eventualmente pode melhorar a imagem global da F1, mas ainda afirma que o valor do pagamento de compensação proposto não é suficiente.
“Nós perdemos inicialmente. Não sabemos quanto a Cadillac investirá na F1. O pagamento de compensação, atualmente estimado em $450 milhões, é muito baixo. Não compensa a perda direta de renda”.
“Só o tempo dirá o que a categoria ganhará com um 11º participante. Simplesmente não sabemos. Ninguém falou comigo sobre o que a Cadillac está planejando exatamente”.
Cadillac, f1, formula 1, mercedes, noticias f1, taxa, toto wolff
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.