Wolff: McLaren não teria sido campeã sem o teto orçamentário
quinta-feira, 11 de dezembro de 2025 às 9:16
McLaren
Toto Wolff afirmou que o teto orçamentário transformou a Fórmula 1 em uma “meritocracia” e não mais em uma “corrida armamentista”.
A fala ganhou força sobretudo após a McLaren conquistar seu primeiro título de pilotos desde 2008. Lando Norris superou Max Verstappen e também o companheiro Oscar Piastri, encerrando uma sequência de 15 temporadas dominadas por Red Bull e Mercedes.
Antes do teto, Red Bull, Mercedes e Ferrari eram de longe as equipes mais ricas. Por isso, elas operavam com margens financeiras muito superiores às rivais. No entanto, o regulamento de 2021 criou um ambiente mais equilibrado e consequentemente reduziu a diferença estrutural do grid.

A Mercedes, por sua vez, sofreu durante toda a era de efeito solo que começou em 2022 e terminou recentemente em Abu Dhabi. Nesse ciclo, a equipe venceu apenas sete de 92 grandes prêmios, o que reforçou o impacto técnico e financeiro da mudança.
Wolff rejeita hipótese de “comprar performance”
Questionado sobre a possibilidade de recuperar desempenho mais rápido sem o teto orçamentário, Wolff foi direto.
Ele explicou que o teto orçamentário nasceu não só por razões comerciais, mas também – e principalmente – para criar condições mais justas entre todas as equipes. Assim, o esporte deixaria de ser decidido apenas por quem investia mais.
Wolff lembrou ainda que Red Bull e Ferrari possuem os mesmos recursos financeiros da Mercedes. Portanto, sem qualquer limite, o campeonato voltaria a se transformar em uma disputa de gastos sem fim. Com isso, segundo ele, talvez a McLaren nem tivesse conseguido brigar no topo.
Para o dirigente, o conceito atual é simples e transparente: “É uma meritocracia. O melhor piloto no melhor carro vence. E não fomos nós”.
Norris destaca superioridade no desenvolvimento
Norris, aliás, compartilha a mesma visão. O britânico afirmou que a McLaren superou seus rivais “de longe” em desenvolvimento, embora a Red Bull tenha recuperado grande parte da diferença ao longo da temporada.
Em outubro, ele comentou que outro título de construtores teve peso semelhante ao primeiro. Afinal, o salto da equipe nos últimos três anos foi enorme, portanto remodelou completamente o projeto técnico do carro.
Além disso, Norris ressaltou que a McLaren ultrapassou todas as equipes em ritmo de evolução. Ele destacou que isso ocorreu justamente em um cenário mais restritivo, com menos horas de túnel de vento, regras mais rígidas e o próprio teto orçamentário.
Assim, na sua visão, esses fatores beneficiaram a equipe nos últimos cinco anos quando comparados aos antigos orçamentos muito mais altos de seus concorrentes.
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