Wolff: Masi era “desrespeitoso” com os pilotos

segunda-feira, 11 de abril de 2022 às 9:16

Michael Masi

Toto Wolff, chefe da Mercedes, revelou ter pedido para Michael Masi, ex-diretor de prova da Fórmula 1, aceitar críticas à sua abordagem antes do controverso GP de Abu Dhabi do ano passado.

Masi foi substituído como diretor de prova devido aos seus erros na decisão do título de 2021. Uma investigação da FIA concluiu que ele não cumpriu o regulamento para dar a relargada na última volta, na qual Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton e venceu o campeonato mundial.

Wolff revelou ter conversado com Masi antes do evento sobre a repercussão de várias decisões controversas ao longo do ano.

“Eu almocei com ele na quarta-feira antes da corrida e lhe disse ‘não quero ser condescendente, mas você precisa aceitar as críticas e se desenvolver com elas. Lewis faz isso todos os dias, mas você parece sempre saber mais'”, declarou Wolff à Press Association.

“Não foi para influenciá-lo, mas realmente para dar minha avaliação honesta de que ele não deveria bloquear as opiniões externas como simplesmente erradas”.

Masi, que não fala publicamente desde o polêmico fim da temporada passada há quase quatro meses, havia sido criticado por suas atitudes nas provas anteriores na Arábia Saudita e Brasil. Segundo Wolff, os pilotos não ficaram impressionados com a reação dele.

“Você escuta os pilotos e como as reuniões eram conduzidas (por Masi), e alguns deles disseram que o tratamento era quase desrespeitoso. Um promotor de uma das corridas no Oriente Médio admitiu ter ficado aliviado com a saída dele porque sofreu muito abuso”.

A investigação da FIA encontrou dois erros de Masi no GP de Abu Dhabi. O safety car saiu uma volta antes do que deveria e apenas alguns retardatários – aqueles entre Hamilton e Verstappen – puderam descontar uma volta. Contudo, Wolff disse que Masi não aceitou sua culpa.

“Ele era imune a qualquer crítica e até hoje não refletiu adequadamente que fez algo de errado. Ele era um risco para a categoria porque todos não paravam de falar sobre Abu Dhabi e o diretor de prova – que não deveria estar em foco, mas ser uma pessoa que faz o trabalho e garante que a corrida seja disputada dentro do regulamento”.

De acordo com Wolff, Niels Wittich, um dos substitutos de Masi como diretor de prova, “não cometeu um único erro” desde que assumiu o cargo.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.