Wolff: Ganharíamos nosso caso legal fora do ICA

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021 às 13:10

Toto Wolff

O chefe da equipe da Mercedes, Toto Wolff, disse que abandonar o recurso planejado sobre a decisão do título de Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi foi “tremendamente difícil” porque ele se sentiu que vencer um processo legal era “quase garantido”, mas sentiu que apelar no Tribunal Internacional de Apelação da FIA (ICA) seria a FIA “marcando seu próprio dever de casa”.

Embora a Mercedes tenha evitado apelar da rejeição de seu protesto contra o resultado de Abu Dhabi que tornou Max Verstappen da Red Bull o campeão mundial de F1 de 2021, ela disse que só está fazendo isso porque a FIA montou um processo com uma comissão para examinar o tratamento contencioso do do safety-car no final e a relargada que permitiu a Verstappen atacar Hamilton pela vitória e pelo título.

“Esperamos que a comissão não apenas venha com palavras, mas também com boas ações e vamos responsabilizá-los pelas ações, porque não podemos continuar em um esporte que se destina a ser um esporte seguido de entretenimento e não o contrário”, disse Wolff.

“Somos resgatados por decisões ad hoc, em todos os campos – técnicos, esportivos – e, portanto, é preciso haver medidas claras no início da temporada para que cada piloto, cada equipe e os fãs entendam o que está acontecendo e o que não está.”

Questionado pelo The Race sobre o quão perto a Mercedes chegou de se comprometer com o recurso, Wolff respondeu: “Acreditamos que tínhamos um caso muito forte e se você olhar para o lado jurídico, se fossemos para um tribunal regular, seria quase garantido que teríamos vencido.”

“O problema do ICA (Tribunal de Apelação da FIA) é a forma como está estruturado. A FIA realmente não pode julgar seu próprio dever de casa e há uma diferença entre estar certo e obter justiça.”

“Portanto, há uma lição a ser aprendida: como podemos garantir que, daqui para frente, em situações como essa, as decisões certas serão tomadas?”

Apesar de sua confiança na validade do caso da Mercedes, Wolff não acredita que vencer a apelação significaria uma mudança no resultado do campeonato – sugerindo que essa opção não existe dentro da estrutura de governança da FIA.

Diferença entre estar certo e obter justiça

Wolff insistiu que nem Hamilton nem Mercedes “querem ganhar um campeonato mundial no tribunal”, mas acrescentou “por outro lado, fomos profundamente injustiçados no domingo”.

“E não foi apenas um caso de uma chamada ruim”, continuou ele. “Foi uma leitura livre das regras e deixou Lewis como um pato sentado”.

“Foi extremamente difícil para ele e para nós, como equipe, retirar o recurso porque fomos injustiçados.”

“E acreditamos profundamente que, na Fórmula 1, o ápice do automobilismo, um dos esportes mais importantes do mundo, a justiça está sendo feita.”

“Minha alma e meu coração se premeiam com cada osso do meu corpo que isso deveria ter sido julgado da maneira certa e uma situação legal teria nos dado o certo.”

“Mas, como eu disse, há uma diferença entre estar certo e obter justiça.”

Wolff disse que não twm “nenhum interesse” em uma conversa com o diretor da corrida Michael Masi sobre sua decisão de apenas deixar alguns dos retardatários ultrapassarem antes da relargada de Abu Dhabi e não esperar até a volta seguinte, conforme está escrito nas regras.

A controvérsia em Abu Dhabi seguiu uma série de pontos críticos sobre o tratamento de incidentes entre os rivais pelo campeonato durante a temporada de 2021.

“É um problema mais amplo porque se você olhar para a maioria das controvérsias que aconteceram este ano, foi sobre decisões – decisões esportivas na pista, inconsistência, execução dos regulamentos na pista”, disse Wolff.

“Querer lutar de forma dura e ter divergências entre os pilotos e entre as equipes está na natureza do jogo.”

“Mas a tomada de decisões inconsistente leva a controvérsias, leva à polarização e esse foi o motivo de muitas das controvérsias totalmente desnecessárias na pista.”

Nota do editor: A Mercedes poderia realmente ganhar seu caso num tribunal regular, mas isso seria uma ruptura total com a FIA e consequentemente acarretaria na saída da Mercedes da F1 e de todas as categorias governadas pela FIA.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.