Wolff e Horner agora discutem publicamente os motores de 2026

quinta-feira, 13 de julho de 2023 às 13:12

Toto Wolff e Christian Horner

O chefe da Red Bull, Horner, e o chefe da Mercedes, Wolff, estão brigando novamente, desta vez discutindo publicamente sobre as preocupações de Horner sobre os regulamentos de motores de 2026.

Christian Horner acusou o chefe rival da Fórmula 1, Toto Wolff, de estar “fora da realidade” com o desenvolvimento do motor de sua própria equipe antes das mudanças nas regras de 2026.

Wolff e Horner raramente se encontraram nos últimos anos e não se gostam, inclusive com Horner dizendo isso publicamente. E sua última discussão pública é sobre as novas regras do motor definidas para entrar em vigor.

Combustível x energia elétrica

Horner se preocupa com a divisão 50/50 entre combustível e energia elétrica, algo que já estava acertado na F1 e principal razão pela qual a Audi entrou e a Honda vai voltar. A preocupação, afirma ele, é que as UPs possam ficar sem potência em retas mais longas, deixando os carros incapazes de andar em retas longas em velocidade máxima o tempo todo.

A resposta de Wolff foi sugerir que Horner está apenas reclamando porque está preocupado que o desenvolvimento do motor de sua equipe não esteja indo bem. A UP de 2026 da Red Bull será o primeiro criado internamente nas novas instalações da Red Bull Powertrains.

“Acho que o que mais o assusta talvez seja que seu programa de motor não está funcionando, e então talvez ele queira matar as regras dessa maneira”, disse o austríaco Wolff. “Então você sempre tem que questionar qual é a verdadeira motivação para dizer algo assim.”

Horner: Wolff não presta atenção

Horner rejeitou essa afirmação. E ele voltou a cutucar o chefe da Mercedes, alegando que ele também estaria ciente da preocupação sobre o desempenho dos motores na pista, se estivesse prestando mais atenção à divisão de motores de alto desempenho da Mercedes.

Horner disse: “Não tenho certeza de quão próximo Toto está de seu negócio de motores, porque ele é um cliente da fábrica de motores deles próprios, ele não está formalmente envolvido nos negócios da HPP.”

“O feedback que estou recebendo da nossa divisão de motores e quando você começa a ver o programa realmente ganhando vida, as simulações mostram algumas limitações. Que são inevitáveis. Então, eu diria que talvez seja o resultado seja que nós estejamos tão avançados que estamos realmente vendo algumas as limitações e os demais fabricantes de motores não.”

Discutindo o quão próximo ele trabalha com a Red Bull Powertrains, ele acrescentou: “Você tem que ter uma boa equipe de pessoas ao seu redor, e é o quão eficiente você é com sua equipe. Então, para mim, sempre acreditei muito em dar responsabilidade e prestação de contas às pessoas que você capacita, porque não adianta eu dizer a eles como projetar um motor, não sei fazer isso.”

“O que posso fazer é definir a direção, definir as metas e garantir que eles tenham as instalações certas, a infraestrutura certa, o suporte certo. Portanto, trata-se de ter a equipe e a rede certas ao seu redor e como você distribui e aplica seu tempo.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.