Windsor: Hamilton mudou sua tocada por causa das atualizações da Mercedes

terça-feira, 13 de junho de 2023 às 16:49

Lewis Hamilton

Peter Windsor, um jornalista conhecido no paddock da F1 como um “ótimo conhecedor de tocadas”, disse que Lewis Hamilton teve que alterar a tocada dele nas últimas semanas para aproveitar ao máximo o Mercedes W14 atualizado.

A Mercedes foi forçada a fazer mudanças radicais no carro após uma estreia conturbada na abertura da temporada no Bahrain, onde tanto Hamilton quanto Russell reclamaram muito da falta de ritmo do carro.

Um W14 bastante modificado, inclusive com uma suspensão anti-mergulho no estilo Red Bull, foi apresentado no GP de Mônaco, onde Hamilton e seu companheiro de equipe George Russell terminaram em P4 e P5, respectivamente.

Embora Russell tenha sido eliminado no Q3 em condições desafiadoras na corrida seguinte na Espanha, os pilotos da Mercedes foram os adversários mais próximos da Red Bull em Barcelona, quando a equipe registrou seu primeiro pódio duplo do ano.

Tendo assistido da pista em Mônaco, Windsor – um confidente próximo do estimado treinador de pilotos Rob Wilson, que trabalhou com figuras como Kimi Raikkonen, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen por muitos anos – ficou chocado ao encontrar Russell fazendo uma “curva mais curta” do que Hamilton na Rascasse.

E com o heptacampeão mundial sendo mais hábil em gerar temperatura dos pneus do que Russell na classificação em Barcelona, ele sente que as mudanças no carro forçaram Hamilton a pilotar de uma maneira diferente.

Windsor disse em seu canal no YouTube: “Desde que a ‘versão B’ do W14 foi lançada, acho que Lewis entendeu isso com o anti-mergulho adicional que ele tem e a falta de sensibilidade e várias outras partes que estão acontecendo, ele precisa começar a fazer uma curva um pouco mais longa para obter a sensação que precisa do carro e talvez fazer com que os pneus dianteiros funcionem um pouco melhor.”

“E acho que é por isso que ele está indo muito bem com este carro e é por isso que você não está vendo Lewis com suas clássicas curvas curtas.”

“Ele normalmente está lá com Max Verstappen e Charles Leclerc em termos do ponto de rotação para o qual ele freia e a maneira como chega a esse ponto, tudo é lindo de se ver.”

“Mas este ano, se alguém tem uma curva mais curta, é George dos dois pilotos da Merc. E isso é bem interessante, não é?

“É um pouco como a situação com Oscar Piastri e Lando Norris, na McLaren. O pensamento de Oscar: ‘Preciso fazer o que Max está fazendo e começar a encurtar minhas curvas. Por que estou gastando tanto tempo aqui quando poderia estar fazendo uma linha de corrida mais curta?’

“Da mesma forma, acho que George deve ter observado Lewis por um bom tempo e pensado: ‘Sim, é isso que ele faz, talvez eu possa economizar um pouco de energia aqui.’

“Ele está indo muito bem, mas agora é a hora com este carro de talvez não fazer isso. Veremos como Lewis vai fazer no Canadá.”

Windsor apontou para a primeira série de curvas em Montreal como uma chance de avaliar melhor as mudanças que Hamilton implementou. Na pista do Canadá deste fim de semana, existe uma sequência de mudança de direção entre as curvas 1 e 2 revelando a diferença entre o bom e o fora de série na F1.

Ele explicou: “Há um trecho de pista muito bom no Canadá após a curva 1. Como eles saem da curva 1 e precisam frear para a curva 2, que é uma curva fechada, praticamente não há espaço para deixar o carro absolutamente reto para a travagem forte na 2.”

“Então você compromete sua saída da 1ª ou entra na 2 com o carro um pouco instável e espera que, por ser uma curva lenta, não seja um drama muito grande trazê-lo de volta para acelerar mais cedo na reta depois disso? Então é um drama.”

“Essa é outra coisa que Max fará incrivelmente bem.”

“Ele estará literalmente criando um milissegundo quando estiver com o carro com pouquíssima carga bem no meio da mudança de direção onde ele só vai parar o carro, ele vai frear eficientemente naquele ponto e na hora você piscou, o carro está indo bem para a 2 e você pensa: ‘Nossa, é uma curva nos trilhos! Ele tem tanta aderência!’

“Mas o que ele fez foi encontrar o momento perfeito na mudança de direção para fazer isso. Lewis também será muito bom nisso.”

“Acho que Charles será – espero que seja pelo bem de Charles – mas é aí que acho que você verá um Sainz ou um Perez ou até talvez um George, em algum momento eles vão frear com muita carga para lá ou para cá e você vai ver ‘um momento’”.

“Mas Max vai fazer parecer aos olhos absolutamente perfeito. É um bom trecho da pista ali, acho que é o melhor trecho da pista do Canadá.”

AS - www.autoracing.com.br

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