Williams poderá ter um novo carro ainda em 2002!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010 às 13:15
Modelo FW24

Muito tem se dito sobre a superioridade do carro da Ferrari desde 2001. O F2001 certamente foi um grande carro, talvez o melhor – em comparação aos adversários – que a Scuderia tenha produzido em todos esses anos de glória na F1. Agora temos o F2002, um carro que já nasceu vencedor e está deixando o atual campeão Michael Schumacher muito feliz.

Durante a semana do GP Brasil, o assunto mais quente no meio da F1 era a estréia da nova Ferrari F2002 em Interlagos. Por que Schumacher insistiu tanto para correr com um carro ainda mal testado? Seria o carro novo da Scuderia um foguete inalcançável? Teria a Williams perdido qualquer chance de brigar pelo título contra essa nova maravilha apresentada por Maranello? McLaren e Williams teriam alguma reação para enfrentarem a nova Ferrari?

As perguntas eram muitas. A resposta principal foi dada na pista com a vitória F2002 logo na estréia. Michael Schumacher venceu e provou que sua ‘teimosia’ em correr com o carro novo tinha fundamento. A Ferrari venceu e convenceu.

Mas e quanto a reação dos adversários? Para tentar responder esta pergunta, temos que voltar um pouco no tempo, mais precisamente nos testes de pré-temporada em Barcelona. Foi lá que Frank Williams e Patrick Head começaram a perceber que talvez não tivessem um carro vencedor para esta temporada. Apesar de exaustivos testes com todos os pilotos contratados da equipe, tanto os titulares quanto os de teste, o carro custava a conseguir tempos competitivos no circuito Catalão, com seus pilotos sendo constantemente batidos pela Sauber. As notícias que vinham de Valencia, onde testava a McLaren, também não eram boas para Frank e sua turma.

Equipe Williams

Patrick Head estava especialmente chateado por não ter previsto a nova suspensão dianteira chamada de “twin-boom” – que outras equipes acreditam oferecer muitas vantagens aerodinâmicas – quando o FW24 foi concebido. Na época ele negou que estavam pensando numa versão B do FW24 incorporando uma dianteira mais parecida com a McLaren de Adrian Newey. Perguntado porque o FW24 tinha soluções tão conservadoras, especialmente considerando que sua rival McLaren adotou uma solução ‘ao estilo Sauber’ na dianteira, Head deu uma pequena criticada no seu ex-chefe de aerodinâmica, Geoff Willis: “Pra dizer a verdade a ‘luz que guiava’ nosso departamento de aerodinâmica não achou que esse fosse o caminho a ser perseguido, mas certamente estamos muito atentos a isso. Se essa for a diferença entre um carro vencedor e um perdedor, então teremos que ver o que fazer. A McLaren fez a versão mais radical enquanto outras equipes apenas adaptaram o que a Sauber fez ano passado. Igualmente a Ferrari prestou atenção a outras partes de seu carro, mas não parece ter feito nada mais do que apenas um desenvolvimento em relação ao ano passado. A frente do chassis é um pouco mais alta e certamente ficou muito bonita.”

Sir Frank Williams admitiu que ele e Head ficaram um pouco decepcionados pela performance do FW24 na primeira vez que este foi à pista, mas completou: “Fomos melhor em Valencia e agora temos certeza que o carro novo é mais rápido que o FW23. O que posso dizer é que o FW24 ‘será’ um bom carro, mas não tenho idéia de quanto.”

Head não nega mais a possibilidade da equipe criar a versão B do FW24, assim como fizeram com o FW23 em 2001, mas ele reluta em admitir que a nova versão incorpore uma nova frente:

“Não sou eu quem vai fornecer a corda para nos enforcarmos… Os carros atuais demoram muito para serem fabricados. Na época do FW06, se você tivesse as condições ideais, poderia ter um novo chassi pronto em dois dias. Fabricar um chassi de F1 hoje, com todo o processo de moldagem, você precisa de dois meses, fora o tempo de projeto. Então se descobrirmos por exemplo que a McLaren tem algo que está um passo a frente e que teremos de segui-los, estamos meses atrás, para não dizer uma temporada inteira.”

Mas ele continua: “Certamente não gostamos muito dos primeiros testes em Barcelona, pois o carro novo não parecia ser mais rápido que o híbrido, que tinha o chassis antigo com motor, cambio e suspensão do FW24. Mas sempre soubemos que muita coisa do carro novo ainda estaria para ser desenvolvida em testes específicos. Além disso, enquanto desenvolvíamos partes distintas do carro, o pessoal aprendeu a desenvolver melhores acertos e o carro foi ficando melhor. Reconhecemos que devido as características do carro, precisamos melhorá-lo muito para correr em circuitos que tenham curvas longas e de alta velocidade como Barcelona. Mas estamos trabalhando muito nisso e posso dizer que estou feliz com a base do FW24.”

Ralf Schumacher

“Neste momento não estamos planejando uma versão B para este ano. Obviamente existe um enorme programa de desenvolvimento de partes que serão incorporadas ao carro atual, mas não a ponto de podermos chamá-lo de uma versão B.”

Será? Agora resta esperar para ver. Uma fonte muito segura nos afirmou semana passada que são tantas as partes novas que a Williams está desenvolvendo, que não seria um exagero chamá-lo de versão B. O carro atual estaria demasiadamente dependente do potente motor BMW e a mercê de condições climáticas muito favoráveis (traduzindo; clima bem quente) para que os pneus Michelin possam tentar descontar a diferença.

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