Williams impressiona em Monza e Sainz busca mais confiança
sexta-feira, 5 de setembro de 2025 às 14:40O desempenho promissor da Williams
A forte performance da Williams nos treinos livres de sexta-feira em Monza deixou a equipe confiante para o restante do fim de semana. O desempenho chamou a atenção, especialmente com Carlos Sainz Jnr. O espanhol ficou a apenas um décimo do líder Lando Norris, da McLaren. “Em termos de tempo de volta e performance, parece um dia animador,” ele disse ao canal oficial da Fórmula 1.
Sainz explicou que a equipe começou o dia bem, pois o acerto e o equilíbrio do carro estavam bons. “Acho que começamos bem a manhã com um bom acerto e um bom equilíbrio que nos deram tempos de volta decentes,” ele afirmou em seguida.
Apesar do bom ritmo, Sainz admitiu que ainda não está totalmente confortável com seu carro. Esta é sua primeira visita à pista mais rápida da F1 desde que se juntou à Williams vindo da Ferrari. “Em termos de confiança, eu ainda não estou lá,” ele confessou.

Os desafios de Sainz e Albon
Sainz tem encontrado dificuldades em algumas curvas. A Curva 11 (Parabolica) e a Curva 7 (Ascari) são as mais desafiadoras. O carro da Williams se comporta de forma diferente do carro da Ferrari nestas curvas. “O carro se sente bem diferente de uma Ferrari por aqui. Ele tem algumas características muito boas e outras muito difíceis. A cada volta que eu dou, tento aprender como me adaptar e pilotar com ele,” ele comentou.
Por isso, o piloto foca em se sentir mais confortável. Ele precisa extrair o máximo na primeira volta com pneus macios. “Agora eu só preciso ter certeza de que me sinto mais confortável na primeira volta com os pneus macios,” ele adicionou.
Alexander Albon terminou o dia em sétimo, quatro posições atrás de seu companheiro. No entanto, ele ficou a apenas três décimos de Norris. Após a eliminação precoce no treino classificatório de Zandvoort, Albon priorizou o gerenciamento de pneus. Ele quer garantir que a equipe tire o melhor de cada volta lançada.
“Foi um dia realmente complicado porque tínhamos um grande plano de corrida e estávamos apenas tentando cumprir tudo,” disse Albon. “Mas o carro está rápido e estamos em uma boa posição. A questão é se conseguimos repetir isso e ter o mesmo carro que tivemos hoje para amanhã. Há muito trabalho a ser feito.”
Albon também ressaltou a importância de encontrar o ponto ideal do carro. “Temos ‘sweet spots’ e já vimos isso muitas vezes este ano. Nossas voltas de saída de box e conseguir fazer os pneus funcionarem na janela certa será complicado. Então, só precisamos ter certeza de que podemos realmente executar o que queremos fazer,” ele concluiu.
acerto de carro, Alexander Albon, carlos sainz, carro f1, comentar formula 1, formula 1, grande premio da italia, lando norris, mclaren, ritmo de corrida, treinos livres, Williams Monza
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.