Williams é punida por violação das regras do teto orçamentário

terça-feira, 7 de junho de 2022 às 11:58

Williams Advanced Engineering

A Williams entrou em um ‘Acordo de Aceitação de Violação’ com a FIA, depois que a equipe quebrou o regulamento financeiro aplicado na temporada do ano passado (2021).

A F1 introduziu um novo conjunto de regulamentos para a temporada de 2021, coincidindo com a introdução de um limite orçamentário de USD 145 milhões.

Controles rigorosos sobre como esse limite é monitorado e regulamentado estão em vigor, com as equipes sendo responsáveis pela documentação referente às suas contas para apresentação à FIA.

O que Williams fez de errado?

A administração de limite de custos da FIA notificou a Williams de que uma violação processual ocorreu depois que a Williams não enviou sua documentação do ano fiscal de 2021 até o prazo de 31 de março de 2022.

O regulamento financeiro, nos termos do Artigo 5.1 (b), define que as equipes devem enviar sua “Documentação de Relatório Financeiro Anual” até esta data.

Williams respondeu aceitando que haviam cometido tal violação e explicou as medidas que haviam tomado para evitar essa violação.

Dada a evidência de que a Williams havia divulgado a violação ao CCA antes do prazo, bem como a equipe vem sendo totalmente cooperativa, uma oferta de um ‘Acordo de aceitação de violação’ (ABA) foi oferecida à equipe – uma solução para uma violação processual que está prevista no regulamento.

Deve-se enfatizar que, apesar de Williams ter violado os regulamentos financeiros, isso não configura um gasto acima do valor permitido em dólares – a Williams apenas cometeu uma violação de data em relação à apresentação de documentos, resultando na escolha de punição menor aplicada pelo corpo diretivo .

Quais sanções a Williams enfrenta?

A Williams aceitou a oferta descrita na ABA, o que significa que eles foram multados em USD 25.000 e tiveram que enviar a documentação relevante até 31 de maio.

A FIA confirmou que a Williams apresentou a documentação exigida, pagou a multa e também pagou os custos associados incorridos pelo CCA em preparação para a ABA.

Como resultado, o assunto em relação a essa violação em particular é considerado um caso encerrado – a Williams foi a primeira equipe a entrar em conflito com o novo regulamento financeiro. Para 2022, o teto orçamentário foi reduzido para US$ 140 milhões.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.