Williams anuncia Axel Kruse como novo COO a partir de setembro
terça-feira, 29 de julho de 2025 às 11:02
Williams
A Williams confirmou Axel Kruse como novo chefe de operações (COO) da equipe. Assim, o alemão substituirá Fred Brousseau, que deixará o cargo para retornar ao Canadá ainda este ano.
Kruse já conhece bem a Williams, pois no início dos anos 2000 ele trabalhou como engenheiro na BMW, quando a fabricante alemã fornecia motores para a equipe de Grove. Durante aquele período, a Williams conquistou o vice-campeonato mundial de construtores em 2002 e 2003.
Logo depois, Kruse acumulou ampla experiência na Fórmula 1 ao atuar como COO na Sauber por 15 anos. Dessa forma, ele assumirá oficialmente a função na equipe liderada por James Vowles em 1º de setembro. Até lá, trabalhará lado a lado com Brousseau para garantir uma transição eficiente.

Liderança da equipe celebra chegada de Kruse
James Vowles, chefe da Williams, ressaltou a importância dessa contratação.
“Estamos investindo em pessoas, tecnologia e infraestrutura para voltar ao topo da F1”, declarou ele. “Axel traz talento e conhecimento para dar continuidade ao trabalho essencial que Fred iniciou, elevando nossas operações ao nível de campeãs”.
Por outro lado, Vowles aproveitou para agradecer o empenho de Fred Brousseau e desejar sucesso em sua nova etapa.
Axel Kruse e Fred Brousseau falam sobre o momento
Kruse demonstrou entusiasmo ao comentar sobre o novo desafio.
“Estou animado para integrar a Williams, uma equipe icônica com grande ambição e impulso”, afirmou. “Espero trabalhar com todos em Grove para alcançarmos sucesso na pista”.
“Quando jovem engenheiro, acompanhei de perto a paixão e o profissionalismo da equipe nos vice-campeonatos; agora, o objetivo é o primeiro lugar”.
Por sua vez, Brousseau, que assumiu o cargo em abril de 2023, explicou sua decisão de sair.
“Iniciamos uma transformação que já mostra resultados claros, tanto nos negócios quanto na performance. Dessa maneira, com esse momento positivo, ele sente que é hora de voltar ao Canadá e começar um novo capítulo”.
“Tenho orgulho do que conquistamos e agradeço pela paixão e dedicação de todos – que são o verdadeiro coração da Williams. Continuarei torcendo pela equipe de longe enquanto ela avança para o topo”.
Promoção na engenharia reforça crescimento da equipe
Além da troca no comando operacional, a Williams promoveu Matt Harman, diretor de design desde sua chegada da Alpine no ano passado, a diretor técnico de engenharia. Assim, essa mudança reforça o foco da equipe em inovação e competitividade.
Axel Kruse, comentar formula 1, corrida, engenharia f1, equipe williams, F1 2025, formula 1, Fred Brousseau, gestão F1, grove, James Vowles, sauber, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.