Whitmarsh: Motores mais ecológicos são vitais para a Formula 1
segunda-feira, 18 de junho de 2012 às 12:37O chefe da McLaren, Martin Whitmarsh, acredita que a mudança para motores mais ecológicos a partir de 2014 é um passo vital para a Fórmula 1 – apesar do aumento de custos que isso trará para os envolvidos na categoria.
“Precisamos respeitar o fato de a categoria estar dizendo às fabricantes de motores: queremos novas tecnologias e um motor inteiramente novo – pois isso significa que, sem dúvida, elas estão tendo de gastar muito dinheiro”, declarou Whitmarsh ao site Autosport.
“Mas esse é o desafio. Se você introduz mudanças de regras – por boas razões, visando tornar a categoria socialmente relevante e as tecnologias apropriadas, inevitavelmente haverá um custo. E precisamos ter equilíbrio e muito cuidado com isso”.
“Se eu fosse uma das equipes menores, gostaria de receber meus motores e pneus de graça, mas, ao mesmo tempo, esperaria que a evolução beneficiasse a categoria. Nenhum esporte, principalmente um esporte técnico como o nosso, não pode mudar e não refletir o que as pessoas percebem”.
Whitmarsh acha que se a Fórmula 1 mantiver os atuais motores V8 a longo prazo, ela pode acabar ficando aberta a críticas por não ter preocupações ecológicas.
“Se a Fórmula 1 é percebida como um esporte de queima de combustível que não se importa com tecnologias que são bastante relevantes para as companhias automotivas, realmente estamos promovendo a imagem errada. A eficiência deve ser importante na categoria”.
“Uma das melhores coisas a respeito do RRA (Acordo de Restrição de Recursos) é que cria muitos desafios. E ao invés de dizer simplesmente que queremos mais recursos a fim de tornar o carro mais rápido, agora estamos tendo de questionar como obter um melhor custo benefício e trabalhar de modo mais eficiente”.
“As pessoas estão falando sobre a eficiência no uso de recursos. Nenhum esporte deveria ter liberdade para gastar uma quantia de dinheiro e recursos quase ilimitada sem focar a eficiência”.
2014, apoio, aumento, autoracing, chefe, custos, defesa, eficiencia, equipe, f1, Martin Whitmarsh, mclaren, motores, mudança, noticias, temporada, turbo, v6
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.