WEC – Trio da Audi vencedor em Le Mans amplia vantagem na classificação após etapa brasileira
domingo, 16 de setembro de 2012 às 14:17
Audi R18 e-tron quattro
Na quinta etapa do FIA World Endurance Championship (WEC), os Audi R18 tiveram de aceitar não cruzar a linha de chegada na frente pela primeira vez nesta temporada. Os atuais vencedores de Le Mans – Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer, a bordo do Audi R18 e-tron quattro – terminaram a prova deste sábado na segunda colocação, atrás apenas do Toyota vencedor e à frente dos seus companheiros de equipe Lucas di Grassi, Tom Kristensen e Allan McNish no Audi R18 ultra. Este resultado interrompeu uma sequência de vitórias da Audi em corridas que já durava seis meses.
O trio campeão das 24 Horas de Le Mans chegou para a etapa sul-americana do calendário com 4,5 pontos de vantagem na liderança, e saem do Brasil com 7,5 pontos a mais que seus adversários diretos na classificação. Na quinta das oito etapas da temporada, os dois protótipos da Audi voltaram a se enfrentar diretamente na pista durante uma batalha intensa. Na primeira fase da prova, Allan McNish ocupou a segunda posição logo à frente de Benoît Tréluyer. Depois de nove voltas, o francês conseguiu a ultrapassagem sobre o piloto da Escócia. Quando Tom Kristensem assumiu o R18 ultra #2, acabou rodando na pista e perdendo tempo em relação a Marcel Fässler, que já pilotava o R18 e-tron quattro. Mas com a experiência de quem já venceu oito vezes em Le Mans, o dinamarquês começou uma recuperação marcante. Mesmo tendo de esperar a luz vermelha da área de pits se apagar para voltar à pista durante uma intervenção de safety-car – e ficando, assim, atrás do segundo carro de segurança na pista -, Kristensen conseguiu reduzir pela metade sua desvantagem para os líderes.
Lucas di Grassi assumiu o carro no lugar de Kristensen e, em sua estreia pela Audi, demonstrou um desempenho de ponta. Pilotou sem cometer erros, como já vinha fazendo durante o fim de semana, e mostrou ótima habilidade ao lidar com o tráfego dos carros mais lentos na pista, algo que não estava adaptado. No início do seu turno de pilotagem, Lucas estabeleceu a melhor volta da corrida para a Audi e garantiu a terceira posição para sua corrida de estreia no endurance e para seus companheiros de equipe, ficando a apenas 14 segundos do R18 e-tron quattro. O pódio garantiu ainda 15 pontos para Kristensen e McNish na disputa pelo título. A desvantagem para os líderes, porém, teve um pequeno aumento, mas com 78 pontos em jogo nas três últimas etapas do ano – Bahrein, Japão e China, nas próximas seis semanas -, a disputa pelo título de pilotos continua totalmente aberta. A Audi garantiu, por antecipação, o título do campeonato de construtores na quarta etapa da temporada, disputada há duas semanas em Silverstone, na Inglaterra*.
* Sujeita à publicação oficial de resultados por parte da FIA.
Dieter Grass (Chefe do departamento de competição): “Quero parabenizar a Toyota por sua primeira vitória e pelo desempenho impecável. Hoje, acho que não tínhamos como batê-los. A forma como o Lucas se entrosou ao time foi muito positiva. Ele não cometeu nenhum erro durante o fim de semana, mesmo quando exigimos mais dele. Mesmo no final da prova, ele fez a melhor volta de toda a corrida e fiquei muito satisfeito com o desempenho. Isso só confirma que foi uma ótima ideia dar essa chance a ele. Durante a corrida, nós estávamos perdendo consistência com os pneus. Eles se desgastaram mais intensamente conosco do que com o Toyota. Agora precisamos reagir”.
Ralf Jüttner (Diretor técnico da Audi Sport Team Joest): “Parabéns à Toyota por essa corrida absolutamente perfeita. Nosso carro tinha uma autonomia melhor do tanque de combustível, mas eles foram mais rápidos na média e fizeram um ótimo trabalho no trato com os pneus. Nós não cometemos erros, as paradas de box foram boas, todos os pilotos estavam rápidos e o Lucas (di Grassi) deixou uma impressão particularmente positiva em sua estreia. Mas fazer tudo sem cometer erros e não terminar com a vitória obviamente não faz parte dos nossos objetivos. Nós temos que trabalhar e melhorar”.
Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #1): “Para nós a etapa foi importante para aumentar nossa vantagem na liderança do campeonato de pilotos. Nós trabalhamos por isso. Mas não foi uma prova fácil, porque nosso ritmo não era bom o suficiente para vencer. Nós fizemos nosso melhor e não temos razão para ficarmos tristes com este dia. Vemos o futuro de maneira positiva. A situação no campeonato parece boa para nós”.
André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #1): “O segundo lugar foi o melhor que poderíamos conseguir hoje. Nós fizemos uma prova perfeita, mas a Toyota foi simplesmente mais rápida. Ficamos felizes porque somamos pontos valiosos para o campeonato. Correr no Brasil foi brilhante e espero voltar”.
Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #1): “Foi uma corrida dura. Meu turno de pilotagem foi bom, mas no segundo as temperaturas dos pneus ficaram muito altas. Isso nos fez perder algum tempo e a entrada do safety car nos custou mais alguns segundos. Mas nós sabemos exatamente qual foi o problema e estaremos melhores na próxima corrida”.
Lucas di Grassi (Audi R18 ultra #2): “Essa foi uma experiência fantástica para mim. Espero que eu tenha feito o melhor trabalho possível para a equipe e pude aprender muito com meus companheiros. Nós demos o máximo sempre, nos treinos livres, classificação e corrida. Essa foi uma prova em que pilotamos no limite durante o tempo todo e terminamos relativamente próximos do outro R18. Infelizmente ficamos um pouco atrás do Toyota, que mereceu essa vitória. Parabéns a eles. Uma disputa como essa no campeonato é sempre muito especial”.
Tom Kristensen (Audi R18 ultra #2): “Foi uma corrida emocionante e rápida. Nós sabíamos que tínhamos de andar no limite, porque não estamos pilotando o modelo híbrido. Infelizmente, nossos tempos de volta no segundo turno de pilotagem não foram próximos dos da Toyota e ainda tive dois incidentes com os carros de GT. No primeiro, tive que desviar de outro carro e rodei, e no segundo fui jogado para a grama. Infelizmente esse tipo de coisa acontece às vezes. Exceto isso, Lucas, Allan e eu tivemos uma boa prova”.
Allan McNish (Audi R18 ultra #2): “Parabéns à Toyota pelo desempenho. Investimos muito trabalho nos últimos dois dias para garantir ao nosso carro um bom equilíbrio. Na corrida, conseguimos o melhor resultado possível com esse carro. Por uma volta apenas, somos rápidos, mas no tráfego os outros levam vantagem.
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