WEC – Trio brasileiro completa maratona da 6 Horas de Interlagos na 4ª colocação

domingo, 16 de setembro de 2012 às 1:32
A Ferrari dos brasileiros

A Ferrari dos brasileiros

Um pouco frustrante. Este foi o sentimento da equipe Via Italia na disputa da 6 Horas de São Paulo, prova válida pelo WEC – World Endurance Championship, que aconteceu neste sábado em Interlagos. A única equipe formada somente por brasileiros – Xandy Negrão, Chico Longo e Enrique Bernoldi – largou na pole position da categoria LMGTE Am e tinha grande expectativa para a corrida. Mas um acidente ainda na primeira volta atrapalhou o resultado final da equipe que competiu de Ferrari 458.

Enrique Bernoldi foi o responsável por largar. Largando em 23º na geral, pole na Am, Bernoldi se posicionou bem nas primeiras curvas e completaria a primeira volta em ótimas condições. Mas um acidente a sua frente – com dois protótipos – o obrigou a desacelerar e assim recebeu um toque por trás. A Ferrari foi lançada sobre o protótipo o que causou avarias. Bernoldi continuou na pista até a sua primeira parada. Quando veio para o boxe para entregar para Chico Longo, o time foi obrigado a fazer reparos no carro. Foram aproximadamente oito minutos de perca. A segunda saída da pista foi com Longo que pilotou mais de uma hora e entregou para Xandy Negrão. Mesmo com o problema o time mantinha esperanças para brigar pelo pódio. Mas outra contra tempo. O pneu traseiro direito furou e Xandy acabou rodando. O experiente piloto veio para o boxe para trocar o pneu. De volta a pista pilotou por mais uma hora e passou a Ferrari novamente para Bernoldi encerrar. O ex-piloto de Fórmula 1 assumiu o tentou tirar o máximo de desvantagem para as equipes a frente. Mesmo com a sequência de boas voltas, a equipe terminou na 4ª colocação na categoria Am. O vencedor na categoria foi o Corvette C6 ZR1 e na geral o Toyota TS030, que largou na pole.

Xandy Negrão confirmou que a equipe tinha potencial para brigar pela vitória e pódio. “Fui o terceiro a assumir o carro. Pilotei por quase duas horas e meia, nesse período o pneu traseiro direito furou. Fui obrigado a fazer um pit stop. Estávamos tentamos recuperar o tempo perdido, pois a batida no inicio da prova infelizmente comprometeu nossa corrida. Perdemos mais que oito minutos na troca do Bernoldi com o Chico, fazendo os reparos. Foi uma pena, pois tínhamos um bom carro e grandes chances de um resultado positivo”, disse.

Enrique Bernoldi ficou frustrado com o acidente logo no inicio. “Uma corrida para esquecer. Agradeço muito o Chico e o Xandy pelo convite de pilotar para a Ferrari. Houve uma confusão na largada e consegui desviar. Mas veio um adversário e me acertou por trás me lançando contra um protótipo. Uma pena. Perdemos muito tempo nos reparos. Ponto positivo foi o fato de estarmos competitivos por todo fim de semana com a Ferrari 458”, disse Bernoldi.

Chico Longo comentou a sua participação. “Um pouco frustrante o resultado final. O nosso objetivo era brigar pela vitória e depois do acidente na largada passamos a brigar apenas pelo pódio. Depois com o problema com o Xandy ficou praticamente impossível. Corridas de Endurance estamos sujeitos a tudo. Fica para a próxima”, comentou.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.