WEC – Toyota busca o bicampeonato nas 6 Horas de São Paulo

sexta-feira, 30 de agosto de 2013 às 17:49

Toyota

A equipe Toyota Racing disputa no próximo domingo (1), na capital paulista, o “FIA World Endurance – 6 Horas de São Paulo”. Esta é a segunda vez que a prova é realizada no Brasil. Em 2012, a equipe japonesa venceu a corrida na principal categoria da competição, a de protótipos (LMP1), a bordo do modelo híbrido #7 TS030 HÍBRIDO. Neste ano, o objetivo é o bicampeonato da etapa brasileira.

Na quarta prova da temporada 2013 do WEC (World Endurance Championship), que acontece no Brasil, o modelo #8 TS030 HÍBRIDO será pilotado pelo britânico Anthony Davidson, pelo suíço Sébastien Buemi e pelo francês Stéphane Sarrazin. Os três pilotos já correram em Interlagos a bordo de bólidos da F1, principal categoria do automobilismo mundial.

Para a prova de Interlagos, o bólido da Toyota recebeu um novo pacote aerodinâmico, que irá gerar maior downforce, em comparação com a configuração utilizada nas 24 Horas de Le Mans.

As alterações mais significantes desse novo pacote aerodinâmico, que será utilizado no restante da temporada, estão concentradas no capô, nas caixas das rodas dianteiras e na asa traseira. Demais aletas e componentes da carroceria do #8 TS030 HÍBRIDO também passsaram por um ajuste fino, aumentando a eficiência em frenagem e a capacidade de fazer curvas de média e baixa velocidade do bólido.

O conjunto propulsor #8 TS030 HÍBRIDO também foi otimizado para corridas com duração mais curta (6 horas), buscando um equilíbrio mais adequado entre performance e consumo de combustível, nesse tipo de prova.

O britânico Anthony Davidson testou o novo conjunto por dois dias, no circuito de Lausitzring (Alemanha), por 1.500 quilômetros, obtendo resultados encorajadores.

“Nosso veículo está muito modificado desde Le Mans, o que será muito importante em Interlagos, uma pista onde a aderência é fundamental para uma boa performance”, disse o piloto da Toyota.

Os treinos para a definição do grid das 6 Horas de São Paulo acontecem no sábado, às 10h20, com a largada da corrida prevista para o meio dia de domingo.

Toyota Racing no WEC

A Toyota Racing faz em 2013 sua primeira temporada completa no WEC, desde a sua volta à categoria, no ano passado. Na atual temporada, o trio de pilotos que virá ao Brasil ocupa a terceira colocação na classificação, com 63 pontos, e, dependendo do resultado em Interlagos, poderá pular para a vice-liderança na tabela.

Depois do Brasil, a Toyota Racing participará das provas nos Estados Unidos, Japão, China e Barhein.

A Toyota e os híbridos

A Toyota é líder global em vendas e desenvolvimento de tecnologia. Foi a primeira empresa a produzir um veículo desse tipo a ser comercializado em escala comercial, o Prius, em 1997, e hoje conta com uma linha de modelos ambientalmente correta de mais de 20 veículos. Neste ano, a Toyota, que comercializa o Prius no Brasil desde janeiro, celebrou a marca de 5 milhões de veículos híbridos vendidos no mundo todo.

Ação social em Interlagos

Antes da largada das 6 Horas de São Paulo, a Toyota do Brasil aproveitará a corrida de Interlagos para promover uma ação social, no sábado, com 10 crianças da Fundação Pro-Jovem, de Indaiatuba (SP), cidade onde possui uma de suas unidades produtiva. Essas crianças visitarão os boxes, terão contato com o mundo das corridas e com a tecnologia híbrida da marca, além de se encontrar com os pilotos da equipe. Como lembrança, levarão para casa miniaturas do protótipo #8TSO030 HÍBRIDO que disputa a competição.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.