WEC – Sessão de classificação difícil para o Porsche 911 RSR

sexta-feira, 13 de junho de 2014 às 15:25

Porsche 911

Atribulada e difícil: essa foi a experiência da equipe Porsche Team Manthey na terceira sessão de qualificação para a corrida de 24 horas de Le Mans 24. Quando a sessão de qualificação foi encerrada na meia-noite da quinta-feira, o Porsche 911 RSR N.º 92 dirigido pelos pilotos de equipe da Porsche Marco Holzer (Alemanha), Frédéric Makowiecki (França) e Richard Lietz (Áustria) apenas conseguiu registrar o sexto tempo mais rápido na categoria GTE-Pro. O 911 RSR de N.º 91 compartilhado pelos pilotos de fábrica e colegas Joerg Bergmeister (Alemanha), Patrick Pilet (França) e Nick Tandy (Grã Bretanha) dá a largada na 82ª edição da corrida de longa distância clássica na região de Sarthe no sábado na sétima posição.

Com Frédéric Makowiecki ao volante do 911 RSR no Circuit des 24 Heures de 13,629 quilômetros, todas as oportunidades de obter uma melhor posição de largada foram perdidas antes do final da segunda sessão de qualificação: o carro campeão do ano passado foi tão danificado em uma batida que o piloto francês somente conseguiu voltar a tentar tempos melhores na terceira sessão de qualificação, depois de um longo período de espera para reparos, mas naquela altura, não era mais possível completar voltas rápidas. Após apresentar um problema técnico o Porsche 911 RSR N.º 91 rolou até parar na reta de chegada. Uma vez que as normas determinam que um carro avariado não pode ser empurrado até a área de pit-stop, a sessão de qualificação foi encerrada antecipadamente para Patrick Pilet e seus colegas de equipe.

A equipe da Proton Competition registrou o sexto tempo mais rápido na sessão de qualificação, sendo ela a melhor equipe de clientes da Porsche na categoria GTE-Am. No 911 RSR N.º 88, o piloto júnior da Porsche Klaus Bachler (Áustria) enfrenta a corrida mais famosa do mundo junto com Christian Ried (Alemanha) e Khaled Al Qubaisi. O 911 RSR da equipe Dempsey Racing Proton dá a largada na corrida no sábado uma posição atrás, com o piloto de equipe da Porsche Patrick Long compartilhando o cockpit com seus conterrâneos americanos Patrick Dempsey e Joe Foster.

Normalmente, nas corridas do WEC, dois pilotos precisam qualificar um carro, mas em Le Mans apenas o tempo mais rápido de um piloto determina a posição de largada para a corrida.

Comentários depois da 3ª sessão de qualificação
Hartmut Kristen, diretor da Porsche Motorsport:
 “Infelizmente também não foi possível fazermos um trabalho decente durante a segunda e a terceira sessões de qualificação. Houve interrupções constantes com carros nas laterais da pista. Além disso, nosso carro N.º 92 sofreu uma batida no exato momento em que estávamos tentando completar as voltas rápidas. Os reparos levaram quase uma hora. Depois disso, o carro N.º 91 teve algumas avarias que ainda não conseguimos identificar porque o carro ainda está na área do Parc fermé. Além de tudo, também tivemos que modificar nossos planos para o carro N.º 92 para que o Nick Tandy pudesse completar suas voltas noturnas obrigatórias. Agora temos que ter certeza que deixaremos os carros prontos para a corrida. Depois disso, temos 24 horas para ter um bom desempenho”.

Joerg Bergmeister (N.º 91): “Este não é exatamente o resultado que estávamos buscando. O carro estava rodando muito bem antes de o problema técnico aparecer. Acreditamos que basicamente temos um bom carro, e assim conseguiremos conquistar várias posições durante a corrida”.

Patrick Pilet (N.º 91): “O eixo traseiro causou alguns problemas. Não sei exatamente o que aconteceu. Uma vez que as normas o proíbem de empurrar o carro até a área de pit-stop, infelizmente nossa sessão de qualificação terminou antes do esperado”.

Nick Tandy (N.º 91): “De modo geral, essa não foi a maneira perfeita de nos prepararmos para a corrida. O grande número de interrupções durante todas as três sessões de qualificação acabou com nossos planos, e o fato de que tivemos que parar tão cedo na sessão Q3 me coloca em uma posição particularmente desvantajosa, porque não consegui participar do dia de provas e, portanto, não tive a oportunidade de completar um número suficiente de voltas nesta pista difícil. Por sorte, os administradores da prova me permitiram completar o restante das minhas voltas noturnas obrigatórias no nosso carro N.º 92”.

Marco Holzer (N.º 92): “Apenas dirigi uma volta durante esta sessão de qualificação para poder completar minhas cinco voltas obrigatórias no escuro”.

Frédéric Makowiecki (N.º 92): “Meu tempo foi um pouco mais lento logo antes do final da segunda sessão de qualificação. Havia muito trânsito na pista e eu queria tentar completar mais uma volta ininterrupta. Quando acelerei novamente, outro carro bateu na minha dianteira do lado direito, o que danificou a frente de nosso 911 RSR. Nossos mecânicos fizeram um ótimo trabalho e consertaram o carro rapidamente para que eu pudesse voltar à pista na terceira sessão de qualificação, embora um pouco tarde, mas não consegui melhorar nosso tempo. Mesmo assim, acredito que encontramos um bom ajuste de referência para a corrida”.

Richard Lietz (N.º 92): “É claro que esperávamos conseguir uma posição um pouco melhor para a largada, mas estou me sentindo confiante para a corrida porque conseguimos aperfeiçoar significativamente o ajuste de corrida do carro, e estou satisfeito com isso. Em relação às voltas, me parece que estamos indo muito devagar, mas espero que consigamos acompanhar o ritmo dos primeiros colocados por todo um período e que nossa confiabilidade nos traga um bom resultado no final”.

Patrick Long (N.º 77): “Nosso carro tem condições de ficar entre os três primeiros colocados, por isso estamos naturalmente um pouco decepcionados com o resultado desta sessão de qualificação. Entretanto, desperdiçamos a oportunidade de conseguirmos uma melhor posição de largada hoje (ontem) porque não estávamos usando os pneus pré-aquecidos corretos quando precisamos deles. É realmente uma pena que não estamos onde deveríamos estar com o 911 RSR, mas nosso desempenho na sessão de qualificação do ano passado foi quase o mesmo e por pouco não conquistamos uma posição no pódio na bandeirada final. Apesar de tudo, isso me faz sentir confiante”.

Patrick Dempsey (N.º 77): “Esta não foi a melhor sessão de qualificação, mas não estivemos envolvidos em problemas e, pelo que vi hoje (ontem), isso é realmente importante em Le Mans. Não há dúvida que precisamos encontrar um pouco mais de velocidade. Agora estou esperando ansioso pela corrida, ela definitivamente será outra experiência fantástica para todos nós”.

Klaus Bachler (N.º 88): “Por sorte, conseguimos completar mais uma volta boa. Infelizmente, me deparei com muito trânsito durante minhas três voltas. A primeira volta foi particularmente ruim quando meus pneus tinham o melhor agarre. Só no primeiro setor eu devo ter sido ultrapassado por uns cinco carros da LMP1. Nosso carro melhorou muito desde a primeira sessão de qualificação, então essa foi exatamente a medida certa a ser tomada. Agora contamos com uma boa posição de largada para a corrida; 24 horas é um período longo e nosso ritmo é bom. Mal consigo esperar pelo sábado”.

Formação do gride de largada
Categoria GTE-Pro

1. Bruni/Vilander/Fisichella (I/SF/I), Ferrari 458 Italia, 3:53,700 minutos
2. Magnussen/Garcia/Taylor (DK/E/USA), Chevrolet Corvette, + 1,077 segundos
3. Turner/Mücke/Senna (GB/D/BRA), Aston Martin Vantage, + 1,191
4. Gavin/Milner/Westbrook (GB/USA/GB), Chevrolet Corvette, + 1,490
5. Griffin/Parente/Leo (IRL/P/I), Ferrari 458 Italia, + 1,647
6. Holzer/Makowiecki/Lietz (D/F/A), Porsche 911 RSR, + 1,816
7. Bergmeister/Pilet/Tandy (D/F/GB), Porsche 911 RSR, + 2,045

Categoria GTE-Am
1. Wyatt/Rugolo/Bird (AUS/I/GB), Ferrari F 458 Italia, 3:54,665 minutos
2. Dalla Lana/Lamy/Nygaard (CAN/P/DK), Aston Martin, + 0,979 segundos
3. Poulsen/Heinemeier-Hansson/Thiim (DK/DK/DK), Aston Martin, + 1,279
4. Perez Companc/Cioci/Venturi (ARG/I/I), Ferrari F 458 Italia, + 1,312
5. Bertolini/Shaitar/Basov (I/RUS/RUS), Ferrari 458 Italia, + 1,398
6. Ried/Bachler/Al Qubaisi (D/A/UAE), Porsche 911 RSR, + 2,309
7. Dempsey/Foster/Long (USA/USA/USA), Porsche 911 RSR, + 2,339

A corrida no sábado começa às 15h00min (hora local).

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.