WEC – Porsche vence pela primeira vez em Interlagos após acidente de Webber

domingo, 30 de novembro de 2014 às 19:44

Porsche 919 Hybrid LMP1

A Porsche confirmou o favoritismo construído nos treinos e venceu a terceira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, prova disputada neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos. Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb superaram a dupla campeã mundial de 2014, formada por Anthony Davidson e Sébastien Buemi, da Toyota, e conquistaram a primeira vitória da equipe alemã no Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC, em um dia histórico não apenas pelo triunfo do time alemão como, também, pelo encerramento da carreira do nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen..

A lista dos três primeiros colocados da Le Mans 6 Horas de São Paulo foi completada pelo trio do Audi R-18 e-tron quattro número um, formado pelo brasileiro Lucas Di Grassi, Loic Duval e Kristensen. Após algumas trocas de posições ao longo da corrida, o Porsche 919 Hybrid número 14 assumiu a liderança definitivamente após a última rodada de paradas nos boxes, quando Jani, responsável pelo último turno de pilotagem do time alemão, abriu 17 segundos de vantagem para Davidson.

Restando 29 minutos para o término da corrida um acidente com o australiano Mark Webber, que conduzia o outro protótipo Porsche ao lado de Timo Bernhard e Brendon Hartley, obrigou a direção de prova a acionar o Safety Car e terminar a prova sob bandeira amarela. O carro do ex-Fórmula 1 sofreu um princípio de incêndio após receber um toque da Ferrari de Matteo Cressoni e bater na curva do Café.

Romain Dumas destacou a importância da primeira vitória da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance. “Esse resultado foi muito bom para nós. Progredimos pois tivemos muitos pódios e hoje, finalmente, veio a vitória que faltava. Nós aproveitamos a corrida, pois nossos adversários estavam muito fortes. Tivemos uma grande batalha com a Toyota”, comentou o francês.

Jani lembrou da intervenção do Safety Car no final da corrida, fato que impossibilitou uma possível disputa no fim da prova. “Tivemos uma grande disputa com a Toyota no início, depois trocamos posições algumas vezes durante a corrida. A entrada do Safety Car impediu uma possível disputa no fim, o que para nós foi ótimo. Primeira vitória é muito especial, foi bom”, disse.

Lieb lembrou do trabalho que a equipe teve para retomar a liderança da corrida. “Tivemos uma grande vitória hoje, perdemos a posição no início e batalhamos para recuperar, estou muito feliz”, concluiu.

Pela classe LMP2, o protótipo da equipe KCMG, pilotado por Matthew Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori, não teve dificuldades para ficar com a vitória, uma vez que seus concorrentes sofreram com incidentes ao longo da corrida. Olivier Pla, companheiro de Roman Rusinov e Julien Canal, bateu o Ligier JS P2-Nissan da G-Drive Racing ainda na primeira hora de corrida. Os carros da SMP Racing também sofreram problemas e não puderam ameaçar o trio da KCMG.

O título de pilotos, porém, ficou com Sergey Zlobin, da SMP Racing, que chegou a 146 pontos, nove a mais em relação ao trio da G-Drive Racing. Com os companheiros de pilotagem do protótipo Oreca, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani, o russo completou a prova com 18 voltas a menos em relação aos vencedores da classe LMP2. “Esta primeira posição no campeonato é sensacional, pois meu caminho não foi nada fácil. Digamos que eu tive que contar com a sorte”, comentou o campeão.

Ao todo 55 mil pessoas estiveram em Interlagos durante a etapa que ficou marcada não só pela vitória da Porsche depois do seu retorno à categoria LMP1, mas, também, pela despedida do dinamarquês da Audi. Após a corrida, ele falou.”Quero dar os parabéns para a Toyota pelo título e à Porsche pela vitória. Estamos muito felizes por estar no pódio em uma corrida difícil”.

“Ainda não caiu a ficha para mim que esta foi minha última prova, mas sem dúvida foi uma das etapas mais felizes e emocionantes para mim com todo o suporte e carinho que recebi. Preciso agradecer muita gente por tudo que consegui, levo todas as minhas memórias felizes comigo e conseguir terminar no pódio foi a realização de um sonho”, encerrou Tom.

A temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC terá início no dia 12 de abril, com a realização das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra.

Classificação da prova:

Pos Classe Pilotos Equipe Carro Dif.
1 LMP1 R.Dumas, N.Jani, M.Lieb Porsche Team Porsche 6h01m44.608s
2 LMP1 A.Davidson, S.Buemi Toyota Racing Toyota 0.170s
3 LMP1 L.di Grassi, L.Duval, T.Kristensen Audi Sport Team Joest Audi 1 volta
4 LMP1 A.Wurz, S.Sarrazin, M.Conway Toyota Racing Toyota 1 volta
5 LMP1 M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer Audi Sport Team Joest Audi 1 volta
6 LMP2 M.Howson, R.Bradley, A.Imperatori KCMG Oreca/Nissan 24 voltas
7 GTE Pro D.Turner, S.Mucke Aston Martin Racing Aston Martin 28 voltas
8 GTE Pro F.Makowiecki, P.Pilet Porsche Team Manthey Porsche 28 voltas
9 GTE Pro D.Rigon, J.Calado AF Corse Ferrari 28 voltas
10 GTE Pro G.Bruni, T.Vilander AF Corse Ferrari 29 voltas
11 GTE Pro A.MacDowall, D.O’Young, F.Rees Aston Martin Racing Aston Martin 29 voltas
12 GTE Pro J.Bergmeister, R.Lietz Porsche Team Manthey Porsche 29 voltas
13 GTE Am P.D.Lana, P.Lamy, C.Nygaard Aston Martin Racing Aston Martin 30 voltas
14 GTE Am K.Poulsen, D.Hansson, N.Thiim Aston Martin Racing Aston Martin 30 voltas
15 GTE Am S.Wyatt, M.Rugolo, A.Bertolini AF Corse Ferrari 30 voltas
16 GTE Am C.Ried, K.Bachler, K.Al Qubaisi Proton Competition Porsche 32 voltas
17 GTE Am F.Perrodo, E.Collard, M.Vaxiviere Prospeed Competition Porsche 32 voltas
18 LMP1 D.Kraihamer, A.Belicchi, F.Leimer Rebellion Racing Rebellion/Toyota 35 voltas
19 LMP1 N.Prost, N.Heidfeld, M.Beche Rebellion Racing Rebellion/Toyota 38 voltas
20 LMP2 S.Zlobin, N.Minassian, M.Mediani SMP Racing Oreca/Nissan 42 voltas
21 GTE Am E.Fittipaldi, A.P.Guidi, J.Segal AF Corse Ferrari 63 voltas
LMP1 T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley Porsche Team Porsche
GTE Am G.Roda, P.Ruberti, M.Cressoni 8 Star Motorsports Ferrari
LMP2 K.Ladygin, V.Shaitar, A.Ladygin SMP Racing Oreca/Nissan
LMP1 P.Kaffer, L.Auer Lotus Lotus/AER
LMP2 R.Rusinov, O.Pla, J.Canal G-Drive Racing Ligier/Nissan

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.