WEC – Porsche revela detalhes do 919

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 às 13:13

Porsche 919 LMP1

O Porsche 919 híbrido que disputará o Campeonato Mundial de Endurance terá um motor V4 de dois litros, foi finalmente confirmado pelo fabricante alemão.

A confirmação da configuração do motor a gasolina do carro da LMP1, veio ao mesmo tempo que detalhes dos sistemas híbridos foram revelados.

Havia sido anunciado anteriormente que o carro, que rodou pela primeira vez em junho do ano passado, seria alimentado por gasolina e seria turbo.

O diretor técnico da Porsche LMP1, Alex Hitzinger explicou que um motor em ‘V’ tinha sido escolhido em vez de uma configuração em linha por razões de economia de peso e embalagem.

“Num carro como este, você quer que o motor seja uma parte estrutural”, disse ele.

“Se você usar um quatro em linha, teria que ter algum tipo de estrutura em volta do motor que seria, obviamente, mais peso e complexidade”.

A Porsche também confirmou que o sistema de armazenamento de energia para o 919 híbrido será uma bateria de lítio.

Hitzinger disse isto oferece o melhor compromisso entre a densidade de energia e a densidade de potência, respectivamente a quantidade de energia que pode ser armazenada e a taxa que pode ser armazenada e descarregada.

“Para os requisitos indicados, é a mais leve”, explicou.

A Porsche revelou que está planejando correr na categoria mais alta de descarga de energia híbrida, oito megajoules por volta em Le Mans.

O sistema de recuperação de energia acionado pelo escape desenvolvido pela Porsche é distinto do utilizado pela Audi e na Formula 1.

Ao invés de utilizar o turbocompressor, a unidade de motor gerador na Porsche é impulsionado por uma turbina separada no sistema de escape.

 

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.