WEC – Porsche na pole; Pipo Derani larga em terceiro na LMP2 em Xangai

sábado, 31 de outubro de 2015 às 11:24

Pipo Derani

Definido o grid de largada para a sétima e penúltima etapa do FIA WEC (Campeonato Mundial de Endurance), as 6 Horas de Xangai, na China. Na categoria LMP2, o brasileiro Pipo Derani e os companheiros Gustavo Yacaman (Col) e Ricardo Gonzalez (Mex) partem da terceira posição (12º no geral) com o #28 Ligier JS P2 (Dunlop / Nissan) da equipe G-Drive Racing.

Derani foi o segundo piloto mais rápido na LMP2 (1min52s331), mas na média com a melhor volta de Gonzalez (1min54s449) terminaram na terceira posição no grid.

“Foi um dia bom e tivemos uma boa classificação”, comentou o piloto brasileiro de 22 anos. “Fiz a segunda melhor volta entre os pilotos da LMP2 e, com a média, somando a volta do Ricardo, ficamos em terceiro”, continuou.

“Temos uma corrida longa pela frente. É muito importante largar na frente nesta prova, já que isso pode ajudar muito na estratégia que precisamos adotar no começo da disputa para maximizar nossa performance na pista. E o terceiro lugar é uma boa posição de largada para começarmos e tentarmos ir mais pra frente durante a corrida”, completou Derani, que em seu ano de estreia já subiu cinco vezes ao pódio no FIA WEC (dois segundos e três terceiros lugares).

O brasileiro e os companheiros seguem na luta pelo título da LMP2 e ocupam no momento a terceira colocação na tabela. Trinta e dois carros estão inscritos nas 6 Horas de Xangai, divididos nas categorias LMP1, LMP2, LMGTE Pro e LMGTE Pro AM.

A prova deste domingo (1) terá sua largada às 11 horas (local, 1 hora de Brasília). A pole position geral ficou com o trio da LMP1 Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley (Porsche 919 Hybrid), que marcou o tempo de 1min42s621 no classificatório deste sábado (31).

Confira o grid de largada em Xangai (Top 15):
1 LMP1 Timo BERNHARD, Mark WEBBER, Brendon HARTLEY (Porsche 919 Hybrid) 1’42.719
2 LMP1 Romain DUMAS, Neel JANI, Marc LIEB (Porsche 919 Hybrid) 1’43.488
3 LMP1 Lucas DI GRASSI, Loïc DUVAL, Oliver JARVIS (Audi R18 e-tron quattro) 1’44.200
4 LMP1 Marcel FÄSSLER, André LOTTERER, Benoît TRÉLUYER (Audi R18 e-tron quattro) 1’44.645
5 LMP1 Anthony DAVIDSON, Sébastien BUEMI, Kazuki NAKAJIMA (Toyota TS 040 – Hybrid) 1’45.776
6 LMP1 Alexander WURZ, Stéphane SARRAZIN, Mike CONWAY (Toyota TS 040 – Hybrid) 1’45.962
7 LMP1 Alexandre IMPERATORI, Dominik KRAIHAMER, Mathéo TUSCHER (Rebellion R-One – AER) 1’49.418
8 LMP1 Nicolas PROST, Mathias BECHE (Rebellion R-One – AER) 1’50.942
9 LMP1 Simon TRUMMER, Pierre KAFFER (CLM P1/01 – AER) 1’52.069
10 LMP2 Roman RUSINOV, Julien CANAL, Sam BIRD (Ligier JS P2 – Nissan) 1’52.763
11 LMP2 Matthew HOWSON, Richard BRADLEY, Nick TANDY (Oreca 05 – Nissan) 1’53.345
12 LMP2 Gustavo YACAMAN, Luis Felipe DERANI, Ricardo GONZALEZ (Ligier JS P2 – Nissan) 1’53.390
13 LMP2 Pierre RAGUES, Oliver WEBB, Christopher CUMMING (Morgan Evo – SARD) 1’53.600
14 LMP2 Nelson PANCIATICI, Paul Loup CHATIN, Tom DILLMANN (Alpine A450b – Nissan) 1’53.747
15 LMP2 Scott SHARP, Ryan DALZIEL, David HEINEMEIER HANSSON (Ligier JS P2 – HPD) 1’54.775

Você sabia?
Pipo Derani, com cinco pódios, é o estreante mais bem sucedido na LMP2 em termos de idas ao pódio na história do campeonato.

Classificação do campeonato na LMP2 (Top-5):
1 Julien CANAL, Roman RUSINOV e Sam BIRD 135
2 Matthew HOWSON e Richard BRADLEY 122
3 Pipo DERANI, Gustavo YACAMAN e Ricardo GONZALEZ 119
4 Nicolas LAPIERRE 84
5 Scott SHARP, Ryan DALZIEL, David Heinemeier HANSSON 56

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.