WEC LMP2 – Senna vence no Japão e acirra luta pelo título

Bruno Senna

Em condições climáticas terríveis, chuva e neblina densa que obrigaram a corrida a começar com safety car, provocaram diversos acidentes sérios e levaram a direção de prova a encerrar as 6 Horas de Fuji pouco depois de atingir 75% da distância total, Bruno Senna e os franceses Nicolas Prost e Julien Canal conquistaram neste domingo a segunda vitória na classe LMP2 do Campeonato Mundial de Endurance. “Foi talvez a corrida mais tensa e difícil da minha vida”, disse Bruno, que aproveitou o pódio para comemorar também o aniversário – completou 34 anos. Com os resultados, os pilotos da Rebellion Racing mantiveram a vice-liderança e reduziram para somente 10 pontos a diferença para o trio da Jackie Chan Racing, formado por Oliver Jarvis, Thomas Laurent e Ho-Pin Tung, terceiro colocados na etapa.

As previsões da meteorologia, que indicavam até a possibilidade de cancelamento da prova, quase que se confirmaram completamente. A prova começou com pista molhada e visibilidade reduzida, o que levou a direção de prova a determinar o regime de bandeira amarela em uma das curvas. “Em nenhum momento conseguimos ver a curva 1. Foi um desafio enorme completar a corrida”,  afirmou Bruno, que saiu na segunda colocação, passou à liderança logo no início e sobreviveu aos múltiplos choques – um deles envolvendo o segundo Oreca-Gibson da equipe, então nas mãos de Mathias Beche, que bateu forte mas nada sofreu.

Bruno percorreu uma maratona. Por causa do encurtamento da prova, Canal nem chegou a assumir o cockpit. “Fiquei três horas e meia pilotando. Foi muito cansativo e mentalmente exigente. Felizmente, consegui tomar a frente logo com a rodada do Nelsinho Piquet, que provocou um embaralhamento de posições atrás que nos ajudou. Tivemos de fazer um pit stop com bandeira verde, o que nos prejudicou bastante, mas felizmente recuperamos no segundo e deu para reprogramar a estratégia. Mesmo assim, demos sorte porque o ritmo do carro do André Negrão era melhor que o nosso e o encerramento prematuro nos beneficiou”, admitiu.

Com mais 25 pontos, Bruno e Canal passaram a somar 135 contra 145 dos líderes – Prost não tem mais chances de ser campeão porque não participou das 6 Horas de Nurburgring. Com isso, as 6 Horas de Xangai, no próximo dia 3 de novembro, ganharam ainda mais importância na definição do título, já que depois restará apenas a prova final no Bahrein. “Dez pontos não são tão poucos assim, mas se lembrarmos que já estivemos 46 atrás…”, lembrou Bruno. “E o importante é que continuamos crescendo e viemos descontando um pouco a cada prova.”

Classificação geral nas 6 Horas de Fuji:

Pos. Classe Pilotos Equipe Carro Voltas
1 LMP1 S.Buemi, A.Davidson, K.Nakajima Toyota Gazoo Racing Toyota 113
2 LMP1 M.Conway, K.Kobayashi, J.M.Lopez Toyota Gazoo Racing Toyota 113
3 LMP1 N.Jani, A.Lotterer, N.Tandy Porsche LMP Team Porsche 113
4 LMP1 T.Bernhard, E.Bamber, B.Hartley Porsche LMP Team Porsche 112
5 LMP2 J.Canal, N.Prost, B.Senna Vaillante Rebellion ORECA/Gibson 110
6 LMP2 N.Lapierre, G.Menezes, A.Negrao Signatech Alpine Matmut Alpine/Gibson 110
7 LMP2 H-Pin Tung, O.Jarvis, T.Laurent Jackie Chan DC Racing ORECA/Gibson 110
8 LMP2 F.Perrodo, M.Vaxiviere, E.Collard TDS Racing ORECA/Gibson 110
9 LMP2 M.Rao, B.Hanley, J-E.Vergne CEFC Manor TRS Racing ORECA/Gibson 110
10 LMP2 R.Rusinov, P.Thiriet, J.Rossiter G-Drive Racing ORECA/Gibson 110
11 GTE Pro J.Calado, A.P.Guidi AF Corse Ferrari 109
12 GTE Pro R.Lietz, F.Makowiecki Porsche GT Team Porsche 109
13 LMP2 R.Gonzalez, S.Trummer, V.Petrov CEFC Manor TRS Racing ORECA/Gibson 109
14 GTE Pro M.Christensen, K.Estre Porsche GT Team Porsche 109
15 GTE Pro S.Mucke, O.Pla Ford Chip Ganassi Team UK Ford 109
16 GTE Pro D.Rigon, S.Bird AF Corse Ferrari 109
17 GTE Pro D.Turner, J.Adam Aston Martin Racing Aston Martin 109
18 GTE Pro N.Thiim, M.Sorensen Aston Martin Racing Aston Martin 108
19 GTE Am T.Flohr, F.Castellacci, M.Molina Spirit of Race Ferrari 107
20 GTE Am Mok W.S., K.Sawa, M.Griffin Clearwater Racing Ferrari 107
21 GTE Am C.Ried, M.Cairoli, M.Dienst Dempsey-Proton Racing Porsche 107
22 GTE Am M.Hedlund, B.Barker, N.Foster Gulf Racing Porsche 106
23 GTE Am P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda Aston Martin Racing Aston Martin 105
24 GTE Pro A.Priaulx, H.Tincknell Ford Chip Ganassi Team UK Ford 96
25 LMP2 M.Beche, D.H.Hansson, N.Piquet Jr. Vaillante Rebellion ORECA/Gibson 85
LMP2 D.Cheng, A.Brundle, T.Gommendy Jackie Chan DC Racing ORECA/Gibson 52

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.